domingo, novembro 17, 2024
22.7 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Blogs são criados para mapear grupos, companhias e artistas do Estado

 

O Espírito Santo possuí cenas bem atuantes de teatro e dança, seja com grupos amadores ou profissionais. Há grupos com mais de 15  anos de atuação, como a Companhia Homem de Dança (foto de capa), fundada em 1999; e atuantes mais recentes, como a Companhia Nós de Teatro (foto à esq.), criada em agosto de 2014. A diversidade nessas cenas existem, mas até pouco tempo não haviam registros acessíveis de mapeamentos de todas as companhias, escolas e artistas atuantes no Estado. Desde o início de abril, dois blogs foram criados com esse intuito, o Dança no ES e o Cena Capixaba.
 
O primeiro blog a ser concretizado foi o Dança no ES, criado pela bailarina, especializada em dança flamenca, Ivna Messina. O espaço é separado em duas áreas, a primeira é destinada à divulgação das peças, turnês e viagens dos grupos; a segunda reúne esses grupos e artistas independentes que trabalham com dança no Estado – até então foram levantados 21 deles, cada um segue com link de acompanhamento das atividades, e o objetivo é deixar a área sempre em construção para receber o registro dos grupos que ainda faltam. 
 
Mas, além do mapeamento, Ivna conta que a maior motivação em criar o Dança no ES foi poder propiciar um espaço de diálogo entre as pessoas que produzem, pensam e assistem dança no Estado. “Acredito que o registro e a reflexão do que se faz nos levam a nos reconhecermos e a compreendermos qual é o processo da dança no Estado, como essa dança se constrói, qual é a nossa identidade, e quais são nossas carências também”.
 
E partindo do incômodo da falta da memória artística sobre como a cena da dança no Estado veio se construindo, ela projetou o blog para ser um espaço de pesquisa. “Fiquei pensando que os próprios artistas e estudantes da área praticamente não sabem da história da dança daqui. As ações na área acontecem, assim como a movimentação dos cursos, das pesquisas, mas as informações ficam pulverizadas e com um acesso raso e difuso”, relata ela. 
 
Desta forma, o blog ainda terá muito a crescer, já que ela aguarda apresentação de mais grupos e, posteriormente, entrará no processo de colher informações mais específicas de cada um para criar um perfil mais aprofundado. “Quero descobrir também o que tem sido feito no interior do Estado”, acrescenta. Em relação às matérias de divulgação de eventos, Ivna posta no blog o que encontra pelas redes sociais de eventos de dança, mas também está aberta sugestões, por isso mesmo, o blog vem acompanhado de uma página em rede social. 
 
“O artista cênico capixaba precisa, sempre, de todo reconhecimento”
 
O ator Luiz Carlos Cardoso, ao notar a importância do blog Dança do ES, também tomou para si a iniciativa. Entretanto, ele focou na cena capixaba de teatro. “Eu já tinha na cabeça a ideia de fazer algo parecido voltado para o teatro. Vi a ideia da Ivna e fiz um blog com as mesmas pretensões, então, nasceu o Cena Capixaba“, conta ele que, na mesma época, colocou o blog no ar e iniciou o mapeamento das companhias, grupos e artistas teatrais. 
 
Até agora, Luiz já conseguiu levantar o nome de 77 companhias, grupos e artista no Cena Capixaba, números que o surpreende. “Foi uma surpresa, porque eu sou ator, conheço muitos grupos, artistas e técnicos de teatro do Estado, mas não sabia que eram tantos, em tantos lugares. E ainda falta mapear muita gente, não só do teatro, mas do circo, da ópera, da performance. Muitos grupos, cada um ao seu estilo estético, organizacional, desenvolvendo trabalhos em todas as esferas, com muito ou nenhum dinheiro, com anos de trabalho ou recém-formados. Uma grande diversidade!”.
 
Por lá ele também dedica espaço para a divulgação de notícas sobre apresentações e eventos da área e, assim como Ivna, usa redes sociais para se aproximar de novos grupos e receber sugestões. “Em menos de um mês, já temos muitos acessos e curtidas. Aos poucos, com as atividades sendo produzidas, a recepção, que já é maravilhosa, vai ser cada vez maior, pois é um blog simples, mas é a primeira vez que isso acontece e, por isso, ele ganha grande importância”, finaliza o ator. 
 
Contato 
É possível enviar sugestões de conteúdo e de novos grupos a serem inclusos nos mapemanentos por meio das redes sociais de cada blog: Dança no ES e Cena Capixaba 

Mais Lidas