De acordo com o livro Apocalípticos e Integrados, uma das obras mais aclamadas do escritor, filósofo, semiólogo e pesquisador Umberto Eco; na atual era das tecnologias, a cultura de massas passa por dois caminhos, que são os apocalípticos, definidos como aqueles que condenam os meios de comunicação, e os integrados, que como o próprio nome já deixa a entender, abrange as pessoas que absolvem.
Em fevereiro deste ano, o italiano Umberto Eco morreu e deixou um legado de obras muito bem recebidas mundialmente, como os romances O nome da rosa e O pêndulo de Foucault. Já os ensaios de Apocalípticos e Integrados, lançado pela primeira vez em 1991, é uma referência sobre os estudos da cultura de massa e o uso das novas tecnologias. E foram essas pontuações do livro que serviram de base para a estruturação do próximo Café Literário Sesc, na terça-feira (10), às 19h30, no Sesc Glória, Centro de Vitória.
O encontro reunirá dois convidados, Orlando Lopes, ativista cultural, presidente da Comissão Interna de Extensão do curso de Letras da Ufes e Coordenador do Neples – Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do ES; e Lívia Corbellari, jornalista cultural e idealizadora do blog Livros por Lívia. Ambos se juntarão para contar sobre suas experiências com o uso das tecnologias e novas plataformas.
Um dos objetivos da conversa é para que os convidados contem também sobre suas experiências com blogs (sites de literatura) e vlogs (canais de vídeos sobre literatura), além do uso dessas ferramentas como alternativa para veicular a literatura. A discussão visa a comparar também as experiencias de um veterano na área, que é Orlando Lopes, com a jovem Lívia Corbellari.
“Decidi criar o blog porque percebia que na internet crescia cada vez mais um movimento de vlogs e blogs que falavam sobre literatura como o Cabine Literária, o Menos um na estante e o Blog Livrada. E vendo esses projetos dando certo eu decidi fazer parte também e foquei mais as minha resenhas para a produção do Espirito Santo, que desde a época de jornalista cultural eu percebia que não tinha a devida atenção”, explica brevemente Lívia sobre seu projeto Livros por Lívia.
A conversa entre ambos será mediada por Luíza Thereza Silva. A participação do público é livre.
Serviço
O Café Literário Sesc será realizado na próxima terça-feira (10), às 19h30, no Teatro Virgínia Tamanini, que fica dentro do Sesc Glória – avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro de Vitória. A entrada é livre.