Carebada. Do substantivo careba, palavra de origem indígena, modo como os nativos de Regência e região chamam as tartarugas do local de grande biodiversidade marinha. Carebar, por muitos anos, significou a atividade de caça e coleta de ovos nas praias. Mas a partir das políticas de conservação e proteção, foi ressignificada: passou a ser relacionada com a coleta de dados científicos pelos antigos caçadores ou carebeiros. Também se refere ao passeio noturno feito por turistas e locais que vão à praia para assistir a desova dos animais e o nascimento dos primeiro filhotes que nadam rumo ao mar.
É no meio desses conceitos que a palavra ganhou mais um significado com a realização da Carebada Cultural, criada há quatro anos pelo Projeto Tamar. A próxima edição do evento acontece no sábado (1), na vila de Regência, em frente ao Museu Histórico. Aproveitando o momento em que as primeiras tartaruguinhas estão nascendo, além de celebrar a proximidade do verão, a localidade vai receber diversas atrações durante o dia e especialmente à noite. “O objetivo é divulgar os dados reprodutivos das tartarugas marinhas e promover a cultura e os artistas locais e regionais, servindo também para contribuir com o fomento do turismo”, explica Carlos Sangalia, responsável pela educação ambiental, cultural e comunitária do projeto.
A primeira atividade da Carebada Cultural será às 15h, com um roda de conversa sobre “Música Capixaba, Meio Ambiente e Processos Criativos”, com Carlos Papel e outros artistas regionais. A partir das 18h, as atrações começam suas apresentações artístico-culturais. Entre elas estão a abertura de exposição de artes no museu, espetáculos de circo e teatro, lançamento de livros, exibição de filmes com temática socioambiental e apresentações da banda de congo adulta e mirim de Regência. Outra atração é o desfile de moda do grupo de economia solidária local chamado Pimenta Nativa.
Durante o evento, o Tamar também divulgará os dados reprodutivos das tartarugas marinhas para o público. Entre os shows, que começam após às 21h, estão as apresentações do Quarteto Quarto Crescente, Guto Frigini e Thayná Rangel, Dalcenir Porto, Cainã Morelato, além de shows acústicos de Ian Macedo (músico da banda local Natividade) e Alternativos Reggae, com repertórios que vão do reggae ao rockongo.
Segundo Carlos, o público da Carebada costuma ser de aproximadamente mil pessoas durante as atividades na vila. “É um evento para a comunidade local, tem objetivo turístico também, mas o foco é que a comunidade conheça os dados reprodutivos da tartarugas e especialmente que posso se confraternizar e conhecer a produção cultural local”, explica Carlos Sangalia.
AGENDA CULTURAL
IV Carebada Cultural – meio ambiente, cultura e turismo
Quando: Sábado, (1/12), 15h
Onde: Praça do Museu Histórico de Regência, em Linhares/ES.