A Gerência de Igualdade Racial da Prefeitura da Cariacica realiza há dois anos o projeto África em Nós. Este ano, o 2º Festival da Cultura Negra em Cariacica, promovido dentro do projeto, traz a proposta de criar um ambiente favorável à difusão da cultura e integração. O objetivo é envolver a população num espaço com diversas atividades ligadas à cultura, educação, turismo e consciência negra.
O 2º Festival da Cultura Negra em Cariacica tem como proposta preservar e promover a identidade cultural, social e econômica resultante da influência africana na construção da sociedade. O evento pretende ser uma plataforma de debates e experiências sobre as ideias que norteiam as discussões contemporâneas a respeito da diversidade da cultura negra e afro brasileira. Na programação estão apresentações que retratam as manifestações dos afrodescendentes que vão desde oficinas, palestras, exibições de filmes, shows, peças de teatro, performances de dança até desfile de moda.
As atividades do evento se iniciam no próximo dia 11, com o debate Democracia Racial, Meritocracia, Cotas Raciais, às 8h30, no Cras de Rio Marinho. No mesmo dia, às 11h, haverá apresentação de vídeos temáticos no Cras de Padre Gabriel. No dia 17 será promovido o debate Cultura e Identidade, às 9h, no Cras de Sotelândia. Já no dia seguinte, 18, haverá participação na Marcha Nacional de Mulheres Negras – Contra o Racismo a Violência e Pelo Bem Viver!, em Brasília; além da palestra Criminalização da Miséria. Extermínio da Juventude Negra. Redução da Maioridade Penal, às 8h30, no Cras de Rio Marinho.
Dentre a programação está a Marcha da Juventude Negra, no Dia da Consciência Negra (20), às 8h, com concentração na Estação Porto, no Centro de Vitória e chegada Museu Capixaba do Negro. No mesmo dia haverá um desfile de indumentárias afro com o tema O poder da mulher negra. A atividade conta ainda com apresentação de capoeira, maculelê, samba de roda , oficina de turbante e penteado afro. Tudo será no Shopping Moxuara, a partir das 18h.
O Festival segue com palestras e debates em diversos locais do município até o próximo dia 30, quando o evento será fechado com o Encontro das bandas de congo de Cariacica – homenagem ao Mestre Carlão, às 14, na Sede do Congo da Boa Vista. Toda a programação é gratuita.
Serviço
O 2º Festival da Cultura Negra em Cariacica tem início no próximo dia 11 e segue até o dia 30 de novembro. Acesse a toda programação no site da prefeitura de Cariacica. As atividades do evento são gratuitas.