Após longo tempo sem diálogo, Prefeitura de Vitória se reuniu nesta terça com os blocos
![](https://www.seculodiario.com.br/wp-content/uploads/2025/02/regional_da_nair_FotoMarcosSalles-PMV.jpg)
O Carnaval de Rua do Centro de Vitória deste ano não conta com avanços nem retrocessos, avalia a Liga dos Blocos do Centro de Vitória (Blocão), após reunião realizada nesta terça-feira (18) com representantes da prefeitura, “aos 45 do segundo tempo”, já que a última para tratar do assunto foi em dezembro de 2024, apesar de solicitações sistemáticas de novos espaços de diálogos.
Da sociedade civil, além do Blocão, participou a Associação de Moradores do Centro (Amacentro). Já da prefeitura, representantes das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento da Cidade, Cultura e Direitos Humanos e Cidadania, e ainda as polícias Civil (PC) e Militar (PM) e a Guarda Municipal.
Edson Bonfim, representante do bloco Coisas de Negres, que faz parte do Blocão, informa que, este ano, conforme informado pela gestão do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), haverá dois trios elétricos “de melhor qualidade” na Avenida Beira-Mar, já que no ano passado, os blocos reclamaram dos problemas de retorno para os ritmistas. Além disso, foi comunicado que haverá mais pontos de hidratação.
No entanto, avalia, “faltou mais compromisso com a dispersão”. A afirmação é feita porque haverá um terceiro trio elétrico, que levará os foliões para o Sambão do Povo no chamado Circuito da Folia, para desafogar o Centro de Vitória depois das 19h, horário no qual encerra o desfile dos blocos. Contudo, a reivindicação do Blocão era por mais atrações, como no Portal do Príncipe, já que nem todos vão querer ir até o sambódromo.
A Amacentro tinha como uma de suas preocupações a reforma na Praça Getúlio Vargas, lugar no qual tradicionamente se dá a dispersão dos blocos. Com o espaço em reforma e cercado por tapumes, a associação encaminhou ofício para a prefeitura questionando como se dará a organização da dispersão. Na reunião desta manhã, foi comunicado que, na praça, será a concentração dos blocos, e não a dispersão, que acontecerá na altura dos armazéns do Porto.
A administração municipal publicou, no Diário Oficial do dia 2 de janeiro, o Decreto nº 24.550, que estabelece normas e critérios para o desfile dos blocos de rua na cidade. Entre as determinações, estão o desfile dos blocos entre 8h e 19h; a permissão de, no máximo, dois blocos a cada dia, desde que sejam em diferentes regiões administrativas da cidade – com exceção aos dias do Carnaval oficial, quando acontecem exclusivamente no Centro de Vitória.
A programação dos blocos, segundo o decreto, contempla as datas de 25 de janeiro até o último final de semana de março. Já para os blocos que vão desfilar apenas no Centro da cidade, a programação é voltada para os dias 1º a 5 de março.
Busca por diálogo
Buscando abertura de diálogo com a Prefeitura, o Blocão, em janeiro, encaminhou para o então secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), Luciano Forrechi, um ofício solicitando diálogo com a gestão. No ofício, apontou a necessidade de melhorias como a ampliação da quantidade de manifestações carnavalescas de rua por bairro/região administrativa; e ampliação dos horários em que as manifestações carnavalescas de rua acontecem no período oficial de Carnaval, prevendo o desfile de blocos noturnos no período fora do Carnaval oficial. Um dos blocos que tradicionalmente desfilam fora desse período é o PelaDonas do Centro, que vai às ruas na quarta-feira antes do Carnaval.
O Blocão reivindicou, ainda, a possibilidade de blocos de Carnaval parados, como o Vai que Gama, que acontece todo ano na rua Gama Rosa; “a exclusão da previsão genérica e por demais ampla de responsabilização dos blocos de Carnaval de rua por danos de qualquer natureza no uso do espaço público”; e a inclusão de representantes dos blocos de Carnaval do Centro na Comissão de Desfiles de Blocos.
Como o Blocão não recebeu resposta sobre o ofício enviado em janeiro, se manifestou nas redes sociais nessa sexta-feira (14), e destacou que, “apesar da divulgação nas redes sociais e da citação dos Blocos do Centro de Vitória nos informes da prefeitura, do prefeito e da vice-prefeita [Cris Samorini, do PP], o Carnaval de Rua do Centro ainda não se concretizou nas ações da administração municipal”.
A Liga destacou que, até então, nenhum bloco havia tido sua inscrição confirmada e que as solicitações feitas desde novembro, incluindo ofícios que pedem informações e reunião com a gestão municipal, seguiam sem resposta. O texto acrescentou que, “enquanto isso, os Blocos Tradicionais, que são os verdadeiros protagonistas do Carnaval de Rua do Centro, continuam aguardando por políticas públicas que realmente incentivem a cultura local” e que “a folia popular deve ser uma construção com diálogo aberto e escuta ativa”.
O Blocão encerrou com o seguinte questionamento: “como a gestão municipal está promovendo o Carnaval de Rua, se, a menos de duas semanas da festa, os Blocos de Rua Tradicionais ainda não conseguiram se reunir com a prefeitura?”.
Programação
Após críticas e cobranças, feitas também na Câmara de Vereadores e Assembleia, a Prefeitura de Vitória divulgou nessa terça-feira (17), a programação dos desfiles de blocos de rua do Centro e também as atrações da segunda edição do Circuito da Folia, que serão realizados entre os dias 1º e 4 de março.
1/3 – Sábado
08h às 14h – Bloco Subúrbio – Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar);
14h às 19h – Bloco Afro Kizomba – Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar).
Circuito da Folia
19h – Viviane Miranda (puxada do trio);
20h – Leley (Sambão do Povo);
22h – Arlindinho (Sambão do Povo).
2/3 – Domingo
8h às 15h – Maluco Beleza – Rua Sete de Setembro;
8h às 14h – Regional da Nair – Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar);
14h às 19h – Puta Bloco – Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar).
Circuito da Folia
19h – Ton Oliver (puxada do trio);
20h – Emerson Xumbrega (Sambão do Povo);
22h – Serjão Loroza (Sambão do Povo).
3/3 – Segunda-feira
8h às 14h – Bloco Voador – Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar);
12h às 18h – Bloco Vai que Gama – Rua Gama Rosa.
14h às 19h – Bloco Afro Coisas De Negres – Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira Mar);
Circuito da Folia
19h – Marcus Rauta (puxada do trio);
20h – Cheiro Moreno (Sambão do Povo);
22h – Pique Novo (Sambão do Povo).
4/3 – Terça-feira
8h às 15h – Bloco Amigos da Onça – Rua Barão de Monjardim;
14h às 19h – Galinha Preta – Rua Maria Saraiva.
Circuito da Folia
19h – Som e Cia (puxada do trio);
20h – Alan Venturin (Sambão do Povo);
22h – Samba 90 Graus (Sambão do Povo).