A sede Casa da América Latina no Espírito Santo está se consolidando em Vitória e precisa de novos membros para promover suas ações. A entidade é uma associação sem fins lucrativos com a subsede Nacional situada na cidade do Rio de Janeiro. A CAL-ES foi fundada em janeiro deste ano com uma assembleia de constituição que contou com 66 presentes, entre eles representantes e participantes de diversas organizações sociais capixabas.
Recentemente, a entidade organizou uma palestra com a Anita Prestes, que apresentou o tema A atualidade da Coluna Prestes: 90 anos depois. Ela discutiu o movimento de militares liderado por seu pai nos anos 20, denunciando a pobreza e o descaso dos políticos no Brasil, e o comparou as manifestações de junho de 2013. A palestra aconteceu no Teatro Universitário e compareceram mais de 1,5 mil pessoas.
A Casa da América Latina subsede Espírito Santo tem como objetivo, assim como a instituição nacional, promover a amizade e a solidariedade entre os povos do continente na busca da integração soberana, a autodeterminação dos povos e a construção de sociedades justas e fraternas. A sede capixaba ainda não possui espaço físico e as reuniões estão acontecendo na Secretária de Cultura da Ufes.
“Nossa cidade é nossa primeira realidade, mas só podemos transformar a realidade se tivermos uma visão geral de nosso continente. Podemos realizar atividades de formação, exibição de filmes, cursos de línguas e de música latino-americana, intercâmbios culturais, acordos bilaterais com povos da América Latina, entre outras atividades, tudo depende do envolvimento da sociedade capixaba, especialmente da juventude”, explica Fernanda Tardin, presidente da CAL-ES.
Para fazer parte da Casa como membro-fundador, basta preencher seus dados no questionário e comparecer nas reuniões de construção das ações da casa.