Em “Rubem e seus amigos artistas”, o público poderá ver reportagens, crônicas, entrevistas e artigos, em jornais, revistas e televisão, que registram atuação do escritor Rubem Braga (1913-1990) no universo da arte. Quando foi editor, Rubens buscava estimular a publicação de escritores iniciantes e de autores de língua espanhola. Esses livros estarão disponíveis na exposição. A mostra acontece até o mês de maio de 2018.
A outra exposição é “Minha cidade, minha casa”. São 132 peças, entre lustre, máquina de escrever e de costura, quadros, estantes, e diversos móveis da coleção de Anna Graça Braga de Abreu, artista plástica falecida em 2013, caçula dos irmãos Rubem, Newton, Carmosina, Armando e Yedda, filhos de Rachel Coelho Braga e do primeiro prefeito de Cachoeiro, o Coronel Francisco Braga. A Casa dos Braga foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural do Espírito Santo em 2011, pelo Conselho Estadual de Cultura.
História
O espaço foi moradia do primeiro prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, o coronel Francisco Braga, e endereço oficial de Rubem Braga, reconhecido como o maior cronista brasileiro e autor de vários livros. A casa também foi moradia de Newton Braga, poeta e jornalista, e de vários outros membros da família, como Jerônimo, Carmosina, Armando, Yedda e Anna Graça.
O imóvel da família foi adquirido em 1985 pela prefeitura e protegido por tombamento pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC). Foi inaugurado como Centro Cultural Casa dos Braga em 1987 e abrigou, até 2014, a biblioteca municipal. Voltou então a receber visitantes, em eventos públicos como saraus e lançamentos literários.
Serviço
Atrações: Exposições de arte, esquetes teatrais e apresentação da Camerata ‘Tocando em Frente’
Local: Casa dos Braga, na Rua 25 de março, Centro – Cachoeiro de Itapemirim
Horário: 10 horas