Numa breve olhada em eventos que divulgam suas atividades na internet, o I Festival Ceres de Cerveja Artesanal é um dos que têm chamado a atenção do público com sua programação, atrações e cardápio. Nesta estreia do evento, que será realizado no próximo sábado (9), das 18h às 00h, no Guanaaní Hostel, Centro de Vitória, a intenção é difundir a produção das cervejarias artesanais e caseiras produzidas no Espírito Santo. Contudo, o evento chega com outros detalhes que demonstram alguns cuidados maiores a serem notados.
Para começar, a cerveja não entra no evento só como bebida, ela está integrada também num cardápio de hambúrgueres que privilegiam amantes de carne e também veganos. Os pratos são assinados pela nutricionista e chef Catarina Nogueira. “Esse trabalho está sendo um delicioso desafio, pois passei de apenas consumidora para a produção de pratos elaborados com diferentes tipos de cervejas, redescobrindo sabores e aromas com a combinação dos ingredientes da cerveja com os dos pratos a serem elaborados. Além de poder fugir do convencional com pratos que utilizem não somente a cerveja já pronta, engarrafada, mas também a sua matéria prima”, apresenta.
As cervejarias artesanais capixabas Trindade e Zumbeer são as parceiras dessa edição do festival, que parte da premissa de fomentar o mercado capixaba, tanto o cervejeiro quanto o cultural, ambientes que se integram quando se fala em cerveja. O intuito é destacar cervejarias que estão em início de atividades, que entraram há pouco tempo no mercado, incentivando a produção. “Assim como um dos principais objetivos da cerveja, que é exercer um papel de socialização por excelência, promover alegria, descontração, confraternização e tradição, o Ceres carrega consigo sensações como essas em seu principal objetivo”, fala uma das produtoras do evento, Talita Maria.
Como citado, o Festival Ceres destaca também uma programação cultural que prioriza artistas autorais da música independente produzida no Estado. André Prando, figura já bem conhecida na cena musical, é um dos que tocarão no evento. Outro cantor a marcar presença é Fepaschoal (vídeo acima), marcado pela fusão da poética das ruas e do coloquialismo com ritmos afro, latinos e eletrônicos. A banda Clóvis Loves, cover de The Strokes, também entra nas atrações musicais.
Esse é um evento cervejeiro produzido só por mulheres, um público que ainda não é alvo dos grandes festivais de cerveja e das propagandas de bebidas, mesmo participando ativamente dessas produções. “Nós três nos interessamos muito por cerveja e gastronomia. E sempre foi uma necessidade minha que o universo cervejeiro fosse mais inclusivo com as mulheres. Hoje em dia sabemos que as mulheres até os 35 anos são responsáveis pelo consumo de 23% das cervejas produzidas no país. E se somos consumidoras e geramos tanta renda no mercado, por que ele ainda ignora tais estatísticas e produz tantas propagandas machistas para o produto?”, destaca Cora Made, que fecha o trio de produtoras do evento.
Aliás, a participação feminina na produção da cerveja é histórica. Não à toa, o festival recebe tal nome, que faz referência à Deusa Ceres, que os romanos atribuíam às bênçãos e à prosperidade de seus grãos e à agricultura. Em razão disso, por muito tempo a produção da cerveja era realizada somente por mulheres, já que a cerveja era considerada um presente da Deusa.
O evento tem entrada de R$ 20,00 e o cardápio já está disponível na internet.
Serviço
O I Festival Ceres de Cerveja Artesanal será realizado no próximo sábado (9), das 18h às 00h, no Guanaaní Hostel – rua Coronel Monjardim, 49, Centro de Vitória. A entrada custa R$ 20,00.