Este ano o grupo Parafolclórico da Cia de Dança Andora se prepara para representar a Diversidade Cultural Popular do Espírito Santo no maior festival de folclore do Brasil, em Olímpia, São Paulo. É o Festival do Folclore (Fefol). O grupo levará um pouquinho da sutileza do Jongo, dos tambores de Congo, dos pandeiros do Ticumbi, da Panela de barro, entre outras referencias e manifestações culturais capixabas, visto que será o grupo escolhido para homenagear o Estado em terras paulistas. Contudo, mais dois grupos do Estado integram o evento, são eles o Grupo Folclórico Reis de Boi e a Associação das Bandas de Congo da Serra.
O Fefol, que começa no próximo sábado (6) e segue até o dia 14, é um importante evento que acontece anualmente e reúne a cultura de diversas regiões brasileiras com o objetivo de resgatar e preservar as manifestações culturais populares do Brasil. A cada edição, o Festival homenageia a cultura de um Estado. Nesta, a 52ª edição, o Estado homenageado é exatamente o Espírito Santo.
Já a Cia de Dança Andora é fruto de um projeto de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem como objetivo a formação de professores para atuação direta no ensino do folclore em escolas e comunidades do Estado. Em sua trajetória já participou de importantes eventos nacionais e internacionais; e em 2015 realizou uma turnê pelo México onde representou o Espírito Santo e o Brasil.
Serviço
O Fefol começa no próximo sábado (6) e segue até o dia 14, em Olímpia, São Paulo, com homenagem ao Espírito Santo e participação especial da Cia de Dança Andora.