Em sua quarta edição, o Cine Expurga, criado e organizado pelo Coletivo Expurgação, volta ao Centro de Vitória para uma edição que tem como objetivo fomentar a cena cinematográfica capixaba. Para isso, os debates convidam cineastas, produtores, técnicos e o público simpatizante a participar do evento, que se inicia neste dia 2 e terá continuidade nos próximos dias 3, 4, 9 e 11 de fevereiro, na sede do grupo – rua Nestor Gomes, 227, Centro de Vitória. A participação é livre e as exibições começam sempre a partir das 19h.
Na visão de que o cinema capixaba precisa de maior espaço, não só de exibição, mas de discussão sobre o modo de produzir, o Cine Expurga nasce não só para abarcar a produção independente, mas para dar voz a ela. “Nossa intenção é mostrar o processo de como é fazer um filme, em específico, um filme independente. Todas as etapas são importantes de serem discutidas e pensadas coletivamente, desde o som até a finalização. Essa é uma forma de conhecer e apresentar as diversas formas de fazer e se chegar a bons resultados”, explica Francisco Neto, membro do coletivo que também integra a equipe de organização da mostra.
Como um dos primeiros coletivos de Vitória, o Expurgação criou o Cine Expurga, inicialmente, para atender a seus próprios membros. “A mostra começou a ser realizada em 2008, na Praia do Canto, em Vitória. Era uma fase em que produzíamos vídeos e exibíamos para nós membros do coletivo. A ideia era trocar experiências sobre nossas produções e levantarmos discussões que estavam ligadas às nossas dúvidas e experiências em relação ao cinema independente. Também usávamos o Cine como um momento de diversão em que colocávamos alguns shows na programação”, conta Francisco.
Posteriormente, em 2011, a segunda edição do evento foi realizada em parceira com o Sesc Espírito Santo, no Cine Jardins, em Jardim da Penha. Já a terceira edição chegou maior e mais imponente, realizada em 2013 numa parceria com a Galeria Homero Massena, no Centro de Vitória, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A mostra integrou performances (foto à esq.), grafite e música.
Edição 2015 Cine Expurga
Nesta edição, a mostra opera no intuito de colocar o Centro Histórico de Vitória novamente como palco de exibição e circulação de filmes capixabas. Além disso, o objetivo é compartilhar os conhecimentos adquiridos pelos membros do Expurgação no mercado independente do audiovisual e ainda criar diálogos entre realizadores, produtores, estudantes e o público em geral.
“Além do convite a cineastas e produtores, articulamos com o curso de Cinema da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A programação foi montada unindo pessoas que têm experiências boas nas mais diversas áreas de produção do cinema para compartilhar conosco”, relata Francisco. Na abertura (2), os participantes contarão com exibição do filme Mar Negro e discussão sobre “Finalização de som de filmes independentes”, com participação de Alexandre Alexandre Barcelos e Felippe Mattar. No dia seguinte (3) o tema será “Produzindo com quase nada” e terá exibição de diversos vídeos, além dos convidados Alex Buck e Eder Formigoni. O fechamento da semana será no dia 4, com exibição de filmes de horror e participação de Rodrigo Aragão e Mayra Alarcón, ambos discutindo o tema “Produção e distribuição de longa-metragem independente”.
A segunda semana do Cine Expurga está em produção e será realizada nos dias 9 e 11 de fevereiro.
Serviço
O Cine Expurga, realizado pelo Coletivo Expurgação, tem início neste dia 2 (primeira semana) e segue até o dia 4, sempre a partir das 19h, na sede do grupo – Rua Nestor Gomes, 227, Centro de Vitória. A participação é livre. A segunda semana será realizada nos dias 9 e 11 de fevereiro e está em produção de programação.