Enquanto Cine Metrópolis, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) mantém suas atividades suspensas devido ao recesso de início de ano, o Cine Jardins, em Jardim da Penha, continua com programação intensa. Ambos os cinemas se aproximam em suas programações por apresentarem ao público filmes premiados, que prezam pela discussão e são de difícil acesso na maioria das vezes nas salas mais comerciais.
Desde o final do ano o Cine Jardins não parou e continua com programação bem variada e em constante mudança. Nesta semana, por exemplo, um dos destaques do espaço é o filme Carol, com Cate Blanchett e a jovem Rooney Mara em fortes personagens femininos. O filme do cineasta norte-americano Todd Haynes narra um romance entre duas mulheres de idades bem diferentes passado na Nova York dos anos de 1950. O filme, ao lado da Ponte dos Espiões, de Steven Spielberg, concorre a nove estatuetas do Oscar 2016.
O cinema também incluiu em sua programação o documentário nacional Chico – Artista Brasileiro (até então o único espaço da Grande Vitória a exibir a obra sobre a vida do compositor Chico Buarque de Hollanda). E, recentemente, o Cine Jardins apresentou uma lista de filmes muito aguardados que estão em processo de liberação para serem exibidos na sala.
A listagem apresenta 20 obras que fazem um recorte dos mais aguardados filmes nesse primeiro trimestre do ano. Um dos destaques da lista é o tão comentado A Garota Dinamarquesa, que estreia oficialmente no Brasil em 25 de fevereiro, e apresenta o ator Eddie Redmayne num papel desafiador, a personagem Lili. A trama apresenta a história de Einar Wegener, um jovem recém casado com uma pintora que, em 1930, abriu mão de tudo o que tinha para ser uma das primeiras pessoas a passar por uma cirurgia de transgenitalização e, assim, viver como Lili. O filme é dirigido por Tom Hopper, diretor dos premiados O Discurso do Rei e Os Miseráveis.
Outro filme da lista é As Sufragistas, que apresenta Meryl Streep, Helena Bonham Carter e Carey Mulligan nos papéis de mulheres que lutam pelos direitos femininos em tempos bem rigorosos para o gênero: início do século XX no Reino Unido. Juntas elas descobrem o movimento feminista e passam a lutar pelo direito do voto às mulheres.
E, para quem ainda não assistiu Os Oito Odiados, novo filme de Quentin Tarantino, nos grandes cinemas, o Jardins também planeja exibí-lo em breve. Outro filme de grandes premiações que entrou na lista é A Grande Aposta, de Adam McKay, com destaque para as atuações de Brad Pitt, Christian Bale e Ryan Gosling. A obra destaca a estratégia de um grupo de investidores de Wall Street envolvidos com as hipotecas que causaram a crise da bolha imobiliária nos Estados Unidos em 2008.
O filme italiano de Nanni Moretti, Mia Madre, também está na lista, junto do islandês A Ovelha Negra; e o húngaro O Filho de Saul. Claro que o Cine Jardins não deixaria alguns representantes franceses de fora, e destacou Suíte Francesa, filme com Kristin Scott Thomas, que se passa durante a Segunda Guerra Mundial. A listagem ainda incluí a animação Anomalisa, algumas obras norte-americanas e o polonês Body, entre outros.
Serviço
O Cine Jardins fica no Shopping Jardins, em Jardim da Penha, Vitória. E funciona todos os dias da semana das 14h às 21h30.