domingo, novembro 17, 2024
21.9 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Cine Jardins volta receber Festival Varilux de Cinema Francês

Encontrar filmes franceses em exibição nas salas de cinema da Grande Vitória não é uma tarefa tão complicada assim. As recentes movimentações do Cine Metrópolis, da Universidade Federal do Espírito Santo, em Goiabeiras, incluem por diversas vezes algumas das obras francesas que brotam sem parar ao longo dos anos. Outro espaço já tradicional em Vitória para se encontrar filmes franceses em cartaz é o Cine Jardins, em Jardim da Penha. Ao longo do ano o local exibe dezenas de filmes franceses.
 
As exibições do Festival Varilux de Cinema Francês estão se tornando uma tradição no Cine Jardins. Mas nos dois últimos anos a sequência foi quebrada. Em 2014 o festival foi exibido num shopping em Vila Velha. Não vingou. O público parece que sentiu falta do glamour do Cine Jardins. Em 2015, quando tudo indicava que o evento retornaria ao Cine Jardins, o espaço surpreendeu ao anunciar que ficaria fora do circuito do festival devido à falta de equipamentos específicos. 
 
Finalmente, este ano o Festival Varilux retornou ao Cine Jardins em um circuito que está em realização em diversos cinemas do Brasil desde a última quinta-feira (9). Com a atualização de equipamentos foi possível receber novamente o evento, que neste ano ganha uma semana a mais de exibição, seguindo até 22 de junho com uma seleção de 15 filmes franceses inéditos no Brasil, além de homenagem ao 50º aniversário de lançamento do filme  premiado Um Homem e Uma Mulher, de 1966.
 
Um recorte de filmes premiados
 
 
Vindos de festivais como o de Cannes, na própria França, muitos dos quinze filmes apresentados são premiados. Neste ano tem chamado atenção a presença de obras que destacam a produção de mulheres, além de alguns pontuais que aliam a temática à diversidade sexual, como é o caso de Um Belo Verão (trailer acima), dirigido por Catherine Corsini. Na trama, que se passa nos anos de 1970, a personagem Delphine deixa a família no interior da França para descobrir a vida em Paris. Ao chegar à capital a mulher inicia um relacionamento com Carole e juntas irão lidar com diversos empecilhos empregados pela sociedade da época.  
 
Outro filme que destaca a presença feminina é Agnus Dei, dirigido por Anne Fontaine. O filme apresenta um drama quase em tom de denúncia, que se passa na Polônia de 1945, quando uma jovem médica chega a um convento de freiras e descobre várias religiosas grávidas. 
 
Saindo da temática feminina, o festival destaca também o filme Chocolate (trailer abaixo), estrelado pelo já conhecido ator contemporâneo francês Omar Sy – muito elogiado pela atuação em Intocáveis. Dessa vez Omar chama a atenção por estrelar uma trama bastante simbólica: a história do primeiro artista circense negro da França, destacando os preconceitos que o personagem Rafael Padilha sofre por ser um negro assalariado trabalhando no meio circense – por vezes visto até como uma atração exótica do local. O filme é dirigido por Roschdy Zem
 
 
O Festival inclui ainda grandes obras como a comédia dramática A Corte, sobre um juiz que se abala ao julgar um caso muito pessoal; o drama sensível de Os Cowboy, que apresenta a história de um pai à procura da filha;  e a comédia Um doce Refúgio, que conta a história de um artista gráfico que sonha em pilotar um avião; entre muitos outros filmes. 
 
 
Serviço
 
O Festival Varilux de Cinema Francês está em realização no Cine Jardins, do Shopping Jardins – rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 120, Jardim da penha, Vitória. Os ingressos custam a partir de R$ 14,00 (inteira). 

Mais Lidas