O Cine Kbça é um cineclube com atuação em Vitória, criado dentro do Centro de Referência da Juventude (CRJ) para levar ao público jovem frequentador do espaço a produção cinematográfica brasileira voltada para discussões que permeiam diferentes realidades. Com atuação desde 2005, sendo uma política pública da Gerência de Juventude da Secretaria de Assistência Social (Semas), da Prefeitura de Vitória, o cineclube já realizou a apresentação de filmes como 5x Favela, Garota Fantástica e Maicou Diéquisson, entre muitos outros. Dessa vez, a primeira atividade do ano colocará em exibição a obra Estômago, no dia 4 de março, às 18h30, no CRJ, que fica na avenida Vitória, 1320, Ilha de Santa Maria, Vitória. A participação é livre e o público alvo da sessão serão os jovens de 15 a 29 atendidos pelos programas culturais do local, mas toda a comunidade também pode participar da exibição.
Estômago marca a volta do Cine Kbça que esteve parado por um certo período, devido ao ajustamento de uma nova equipe, como conta Daiana Rocha, integrante atual da coordenação do cineclube. “O Cine Kbça esteve fechado por um tempo, devido a questões internas. Daí, no final de 2014, quanto entrei na coordenação e conseguimos voltar com as atividades, priorizamos a criação de uma nova identidade visual (foto à esq.); voltamos com as atividades nas redes sociais – no nosso blog e na página no facebook –repensamos a circulação das sessões e temos o projeto de torná-lo itinerante, circulando por várias municípios e passando em escolas da grande Vitória também. Para dar inicio a tudo isso, estruturamos esse retorno com o filme Estômago”.
De acordo com Daiana a nova equipe planeja realizar sessões abertas todos os meses com filmes que prezem o cinema brasileiro. “O processo de escolha dos filmes que entram na programação é sempre com foco no cinema nacional e, claro, no capixaba. Eu e o Natanael, que também trabalha na coordenação do Cine Kbeça, recebemos muitas sugestões bacanas de filmes”, conta ela. E é a partir dessas sugestões vindas por meio das redes sociais, e do próprio convívio com jovens no CRJ, que eles selecionam os filmes e estudam as temáticas relevantes abordadas por cada obra. A equipe mantém-se sempre alerta aos festivais cinematográficos nacionais, com a finalidade também de levar novidades às sessões.
“Todas as sessões do Cine Kbça são seguidas de discussões sobre o folme exibido. Nossa equipe estuda mesmo os filmes. Fazemos uma sessão de exibição interna para levantarmos as questões pertinentes da obra e, a partir disso, procuramos leituras que vão nos guiar a aprofundar temas para a discussão no dia da exibição aberta ao público. Dentro das nossas conversas sempre procuramos colocar a produção audiovisual em jogo, pensando sobre como estão os cenários nacional e local”, explica Daiana sobre a estrutura das sessões que são levadas ao público.
Agora, com atuação mais intensa, o cineclube contará com uma nova proposta de listagem de filmes para as próximas sessões. Já que a finalidade é criar uma programação que, ao mesmo tempo em que leve filmes que discutam temas significativos, também atenda a demanda do público, o Cine Kbça irá passar uma lista com três opções de filmes para a próxima sessão, já começando com a exibição de Estômago.
Estômago
Esse é o filme de maior sucesso do diretor Marcos Jorge. Com atuação marcante de João Miguel, a obra apresenta a vida de Raimundo Nonato, um rapaz abobado e ingênuo que acaba de chegar na cidade grande e procura por emprego. Logo é perceptível a harmonia de Raimundo com a culinária. E assim, envoltos em um filme que se assemelha a delicadeza das obras francesas que abordam a gastronomia, o espectador conhece uma versão apaixonante sobre o protagonista e sua força de vontade de trabalhar e conquistar um lugar profissional digno.
Contudo, como o próprio nome da obra já deixa em aberto, Estômago é mais que um filme de gastronomia. É quase que como um duplo sentido: é preciso de estomago para assistir por inteiro a trama que se desenrola com a entrada da personagem Iria, interpretada por Fabíula Nascimento. A partir dela é que Raimundo vai sendo revelado e diversas contradições surgem para mostrar de quem se trata o rapaz de boa índole.
Serviço
A exibição do filme Estômago, organizado pelo Cine Kbça será no dia 4 de março, às 18h30, no Centro de Referência da Juventude – avenida Vitória, 1320, Ilha de Santa Maria, Vitória. A participação é livre.