“Bento” e “Rio das Lágrimas Secas” ficarão no ar por uma semana e terão debate com diretoras
O projeto Metrópolis Reconecta, inaugurado em outubro, estreia nesta quinta-feira (5) dois filmes sobre o crime socioambiental da Samarco/Vale-BHP no Rio Doce, que completa cinco anos neste mesmo dia, com diversas manifestações das comunidades e populações atingidas em Minas Gerais e Espírito Santo. Os documentários Bento, dirigido por Gabriela Albuquerque e Luisa Lanna, e Rio das Lágrimas Secas, de Sáskia Sá, entram no ar às 18h30, no canal do Cine Metrópolis no YouTube.
As duas obras ficarão em exibição durante uma semana, quando o projeto apresenta novas produções, que são renovadas a cada semana, já que o cinema localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) permanece de portas fechadas, investindo agora numa programação online. Após a exibição dos curta-metragens, haverá debate com as diretoras das duas obras.
Os filmes poderão ser assistidos no link abaixo. O debate acontece no mesmo canal.
“Bento”, de Gabriela Albuquerque e Luisa Lanna (Brasil, 2016, cor, 8′) é um ensaio sobre a história de Bento Rodrigues, cidade destruída pelo rompimento da barragem da empresa Samarco em 2015.
“Rio das Lágrimas Secas”, de Sáskia Sá (Brasil, 2018, cor, 25′) é um recorte sobre as perdas sofridas por mulheres de três pequenas comunidades, localizadas no caminho da lama da destruição do crime ambiental provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Samarco. O desastre ocorreu no dia 5 de novembro de 2015 e afetou o Rio Doce e todos os ecossistemas ao seu redor, matou 19 pessoas e desalojou inúmeras outras. Todas as mulheres tiveram seus modos de vida e as suas relações com seus territórios e com a paisagem em que habitavam transformados pela tragédia. Todas tiveram que aprender a ser atingidas por este crime.
Ficha Técnica:
Roteiro, Direção e Produção: Saskia Sá
Fotografia: Iza Rosenberg
Som Direto, Edição e Mixagem de Som e Trilha Sonora: Greco Nogueira
Montagem: Rafael Balducci
Direção de Produção: Alana Ribeiro
Pesquisa e Assistência de Produção: Lorena Regattieri