No último mês, a primeira edição da Mostra de Cinema e Audiovisual da Ufes, a Mostra Cacau, estreou na Universidade Federal do Espírito Santo, destacando a produção independente que tem movimentado a cena audiovisual no Estado desde a criação do curso de Cinema & Audiovisual da Ufes.
Na primeira edição, a Mostra destacou quatro documentários que abordavam temáticas ainda pouco vistas no cinema, como a questão racial e os direitos e vivencias LGBTs. E nesta semana, exatamente na próxima sexta-feira (5), a partir das 20h, a segunda edição da Mostra Cacau tem realização no Cine Metrópolis, na campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória. A entrada é livre.
Mais quatro obras preenchem a programação dessa edição. E o que chama atenção é que três delas abordam a temática feminina, destacando protagonistas mulheres, sendo dois deles dirigidos também por mulheres – pontuações que são importantes destacar visto que, de acordo com uma pesquisa realizada entra os anos de 2010 e 2013, pela Geena Davis Institute on Gender in Media, pela Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres e pela Fundação Rockefeller, a participação das mulheres nos filmes nacionais fica em apenas 37,1% se comparada á participação masculina.
O curta-metragem Tudo Puta (acima, superior à esq.) é um dos que destaca três mulheres nos papéis principais, com direção de Carolina Campista. Na obra, as personagens Cecí, Regina e Camil apresentam diferenças em suas personalidades, profissões e faixa etária, mas para a sociedade machista e patriarcal, ao serem livres e empoderadas são igualmente lidas como “putas”.
Já o curta Dentro de Casa (acima, inferior à esq.), com direção de Yasmin Nolasco, conta a história de Paula, uma mulher jovem, casada e que vive um relacionamento em que não possui voz. O marido Eric exerce um forte controle sobre ela, mascarado de preocupação – o que se configura em um relacionamento abusivo. Aos poucos, Paula passa a perceber sinais de que a relação não é saudável e começa a encarar o difícil processo de libertação.
O terceiro filme a integrar a mostra é Alana (acima, superior à dir.), com direção de PH. Martins e Khalil Rhodor. O curta apresenta em 19 minutos uma temática futurista em que a personagem Alana chega a uma cidade onde precisará utilizar de habilidades próprias. Completando a lista está o curta Achados e Perdidos (inferior, à dir.), de Pedro Larroza, que conta a história de Paulo, um homem que trabalha em uma biblioteca e leva uma vida solitária até se deparar com um livro de seu autor favorito e iniciar uma busca pelo encontro do que ele tanto precisa.
Acompanhe as atividades da Mostra Cacau em rede social
Serviço
A segunda edição da Mostra Cacau acontece nesta sexta-feira (5), a partir das 20h, no Cine Metrópolis – avenida Fernando Ferrari, Goiabeira, Vitória. Entrada é livre.