Em março, não só a comunidade universitária, mas o público que gosta de cinema com foco na produção independente e alternativa, poderá contar novamente com as atividades do Cine Metrópolis, na Ufes, em Goiabeiras, Vitória. Isso porque o cinema volta com suas atividades a partir desta segunda-feira (2) e já inicia a semana com uma série de filmes, curtas e discussões que seguem abertas ao público até sexta-feira (6) – apenas na exibição do filme Ida será cobrado ingresso no valor de R$ 10 (inteira); e R$ 5 (meia). Estudantes da Ufes não pagam.
A movimentação desta semana no cinema é um reflexo dos novos objetivos da equipe de organização da programação do Cine Metrópolis que, além de manter parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba); coloca à frente da coordenação das atividades do cinema o cineasta capixaba Vitor Graize – um dos diretores do longa-metragem As horas vulgares.
“O Metrópolis sempre foi um ponto de referência dos cineclubes. Nessa nova fase do cinema precisamos adequar a programação com as necessidades experimentais dos alunos do curso de cinema da própria Ufes, além de voltar a chamar o público externo com o retorno das sessões noturnas”, destacou Rogério Borges, secretário da cultura da Universidade.
A programação montada para marcar essa reabertura do cinema foi iniciada na tarde desta segunda com a sessão Fome Animal – Ciclo “O Horror”, com o filme O Massacre da Serra Elétrica, além da sessão Próximos Olhares – uma reunião de peças audiovisuais com curadoria do curso de Cinema e Audiovisual da Ufes. As duas sessões serão continuadas ao longo da semana com mais filmes e curtas.
Na terça-feira (03), a programação começa às 13h, com o filme Phenomena, além da continuação da sessão Próximos Olhares, às 17h, com o tema central focado nas diversidades. Às 19h30 será a vez da ABD Capixaba dar espaço para o lançamento do longa-metragem Entreturnos, do capixaba Edson Ferreira.
Na quarta-feira (04), as exibições se iniciam às 9h30 com o projeto Cine Escola – com apresentação do filme nacional Valentim: Tudo Nasce de um Sonho. A sessão Fome Animal volta às 13h, com a obra Demência, do consagrado diretor Francis Ford Coppola. E, às 17h, a sessão Próximos Olhares volta com mais peças capixabas para que, às 19h30, o espaço seja ocupado pela estreia do cineclube Extintor, com apresentação de lançamento do curta Meltdown.
Na quinta-feira (05), o local será tomado por uma discussão com o tema “Uma História do Cinema Brasileiro”, das 9h às 12h30; além da exibição do filme nacional Cinco Vezes Favela. Às 13h é vez novamente da sessão Fome Animal, com o filme Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver; e às 16h, mais um dia sessão Próximos Olhares. Às 18h será a vez de uma estreia, o filme Ida, de Pawel Pawlikowski (única sessão que será cobrada ingresso). Para fechar a noite o público terá a sessão Cinéfilo, com o filme Limite, de Mário Peixoto.
O último dia (06) será finalizado com as sessões Fome Animal e Próximos Olhares, respectivamente às 13h e 16h. A noite será fechada com as exibições dos filmes Limite e Ida.
Serviço
A programação de lançamento das atividades de 2015 do Cine Metrópolis segue até sexta-feira (06). O cinema fica Av. Fernando Ferrari, 514, Ufes, Goiabeiras, Vitória.