‘A Praga do Cinema Brasileiro’, curta-metragem sobre Zé do Caixão, é um dos destaques das exibições
Em sua segunda temporada, o Cineclube Canaã realizará nas próximas semanas três atividades com exibição de curta-metragens, que ocorrerão às quartas-feiras, por semanas consecutivas, nos dias 1, 5 e 8 de julho.
As exibições vão ocorrer no canal do YouTube do Festival de Cinema de Santa Teresa (Fecsta), como aquecimento para este evento, que acontece de 23 a 25 de julho, também de forma virtual devido à pandemia do novo coronavírus. Nos dias 1 e 8, as sessões do cineclube acontecerão às 19h, e no dia 15, será às 21h.
Cada uma das sessões do Cineclube Canaã fará exibição de cinco curta-metragens que foram premiados na edição anterior do Fecsta. “A característica do festival é debater a arte em seus múltiplos olhares. São filmes que problematizam a sociedade em que vivemos, com questões sociais, de gênero e ambientais”, aponta Thiago Damasceno um dos organizadores.
Além de dois curtas capixabas, participam filmes de outras sete unidades da federação: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul, São Paulo, Alagoas e Distrito Federal.
Representando o Espírito Santo estão Pássaro sem Plumas, Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, premiado com Melhor Filme Capixaba, e Riscadas, de Karol Mendes, que venceu na categoria Júri Popular.
Outras obras que valem destacar são A Praga do Cinema Brasileiro, de William Alves e Zefel Coff, sobre o cineasta e ator José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que recebeu o prêmio de melhor filme no último Fecsta, e A Sombra Interior, de Diego Tafarel, que conquistou a categoria de Melhor Filme de Ficção.
O Cineclube Canaã surgiu a partir da parceria do Instituto Federal do Estado (Ifes) Campus Santa Teresa com o Fectsa, buscando disponibilizar para a comunidade filmes de destaque no âmbito nacional que são divulgados por meio do festival, por meio de sessões mensais no campus. Devido à pandemia, o projeto se adaptou para a seguinte agenda.
AGENDA CULTURAL
Cineclube Canaã exibe filmes premiados do Fecsta
Quando: Às quartas-feiras, 1, 8 e 15 de julho
Onde: YouTube do Festival
Programação:
SESSÃO 1
1 de julho – 19h
Censura livre
– Redundância de Wayner Tristao – PB – Melhor Filme de Animação
– A Lenda do Caboclo D’água de Bruno Bennec – MG – Menção Honrosa
– Pássaro sem Plumas – Tati Rabelo e Rodrigo Linhales – ES – Melhor Filme Capixaba
– Bicho do Mato de Juliana Sanson – RS
– Sola de Sérgio Bertovi – RS
SESSÃO 2
8 de julho – 19h
Censura livre
– Nuvem Negra de Flávio Andrade – DF – Melhor Filme de Ficção
– Quando as Coisas se Desmancham de Aristeu Araújo
– A Praga do Cinema Brasileiro de William Alves e Zefel Coff – DF – Melhor Filme do Festival
– Riscadas de Karol Mendes – ES – Melhor Filme Júri Popular
– Passagem das Horas de Daniel Torres e James Salinas – SP
SESSÂO 3
15 de julho – 21h
Acima de 16 anos
– Besta-Fera de Wagno Godez – AL – Menção Honrosa
– A Sombra Interior de Diego Tafarel – Melhor Filme de Ficção
– Um Café e Quatro Segundos de Cristiano Requião – RJ
– Existo de Bruno César – SP
– Casulo de Rafael Aguiar – MG