terça-feira, dezembro 3, 2024
31.6 C
Vitória
terça-feira, dezembro 3, 2024
terça-feira, dezembro 3, 2024

Leia Também:

Cineclube homenageia mulheres na agroecologia e percursora Ana Primavesi

Sessão especial exibirá documentário “Ecos da Terra” nesta quinta-feira, no Cine por Elas, em Vila Velha

O projeto “Mulheres que Inspiram”, organizado pelo cineclube Cine por Elas, em Vila Velha, apresenta nesta quinta-feira (25), às 19h, uma sessão especial dedicada à luta das mulheres na agroecologia, com homenagem ao trabalho da engenheira agrônoma Ana Primavesi, precursora do tema no Brasil. O documentário Ecos da Terra será o destaque desta edição, apresentando uma visão inspiradora e a história de seis mulheres do Espírito Santo que fazem da agroecologia uma forma de pensar saúde e movimentos sociais.

Também haverá roda de conversa com as idealizadoras do coletivo Nossos Quintais, que trabalha com segurança alimentar e bem-estar mental em diversas comunidades capixabas.

Roteirizado por Fernanda Couzemenco, repórter de Século Diário, e Ursula Dart, que também dirige o filme, Ecos da Terra percorreu mais de dois mil quilômetros no Estado para mostrar a agroecologia como uma realidade potente na vidas das personagens, de suas famílias, comunidades e movimentos sociais. Com cerca de 50 minutos de duração, aborda as escolhas cotidianas que levaram essas seis mulheres, anos atrás, a se decidirem pela ruptura com a lógica do veneno.

Por meio de suas jornadas e experiências, o documentário revela não apenas os desafios que enfrentam, mas também a resiliência e a inovação que trazem para a mesa. Participaram, com seus depoimentos e histórias de vida, as agricultoras capixabas Ana Flavia Luck, Erenilda Luzia Schuina Ferreira Guio, Flavia dos Santos, Maria José Gonçalves Luck, Joselma Maria Pereira, Josiane de Abreu Machado, Marijane Luck e Selene Hammer Tesch. 

Divulgação/Ladart

A homenagem a Ana Primavesi visa mostrar o importante legado do trabalho que ela desenvolveu no Brasil. Nascida na Áustria em 1920, Ana foi presa em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial e chegou na década de 1950 ao País, onde deu vida a uma extensa produção acadêmica que se contrapôs ao avanço desenfreado do agronegócio.

Autora de dezenas de livros e centenas de artigos acadêmicos, também foi fundadora da Associação da Agricultura Orgânica (AAO) e, em busca do aprimoramento de uma relação respeitosa com a terra, sua trajetória se entrelaçou com a do do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST). A engenheira agrônoma faleceu em 2020, aos 99 anos, em decorrência de problemas cardíacos.

Redes Sociais

Já o coletivo Nossos Quintais, criado durante o período pandêmico em resposta à necessidade de garantir o acesso a alimentos saudáveis na comunidade do Morro da Capixaba, em Vitória, apresentará sua experiência na criação de hortas comunitárias e a importância dos quintais produtivos, principalmente mantidos por mulheres como fonte de reforço alimentar para as famílias.

Cine por Elas

O cineclube foi criado em dezembro de 2020 em Vila Velha, com objetivo de reunir, projetar, discutir, democratizar o conhecimento e movimentar as mulheres capixabas. Atua na transversalidade dos saberes, em diversas áreas: Educação, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Movimentos Sociais. A proposta é incentivar o encontro entre mulheres para a reflexão sobre questões culturais e sociais, tecendo uma rede de afeto, apoio e informação.

O projeto “Mulheres que Inspiram” é realizado por meio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), e contemplado no Edital de Manutenção de Cineclubes.

Serviço

Sessão “Mulheres que inspiram – homenagem a Ana Primavesi”
Local: Cine por Elas – Rua Anhanguera, nº 16, Cristóvão Colombo, Vila Velha
Data: 25 de abril (quinta-feira)
Horário: às 19 horas
Entrada franca 

Mais Lidas