O CineSesc do Centro Cultural Sesc Glória abre a partir desta terça-feira (5) a mostra Mr. Faker – Orson Welles e a Autoria na Indústria do Cinema. A proposta é apresentar ao público 11 obras do diretor, incluindo o clássico Cidadão Kane (capa), de 1941. Além da mostra, com sessões sempre à arde, outros filmes contemporâneos, como o brasileiro O Menino e o Mundo, também compõem a programação da semana.
Orson Wells foi um dos mais criativos cineastas americanos, estreando no mundo das artes com A Guerra dos Mundos, de 1938, uma trama radiofônica sobre a invasão alienígena que levou muita gente a acreditar que a ficção era realidade. Em 1941 ele lança o grande clássico Cidadão Kane, filme que lhe deu reconhecimento por uma vida inteira. Na trama, um repórter trabalha para decifrar a última palavra dita pelo magnata do jornalismo Charles Foster Kane. A partir disso a vida de Kane passa a ser pauta por si só, com depoimentos de pessoas que vão revelando quem Kayne foi e o que realmente fez. Além de ser um dos melhores filmes mundiais, Cidadão Kane ainda revela os bastidores do jornalismo e levanta diversas críticas sobre a prática jornalística.
E a obra de Orson Welles não para por aí na programação no CineSesc. Apesar de ter uma filmografia bem invisibilizada por trás de Cidadão Kane, a mostra destaca ainda os filmes A Dama de Shangai; Macbeth; F for Fake; O estranho; O processo; Soberba; Dom Quixote; A marca da maldade; e Mr. Arkadin. As sessões são às 15h00, 17h10 e 19h40 nesta primeira semana, visto que a mostra se estende até o dia 24 deste mês.
Outras obras
E complementando a mostra, filmes contemporâneos ocupam também a programação regular do CineSesc nesse retorno das atividades. Dentre os destaques está Mommy (vídeo acima), dirigido pelo jovem Xavier Dolan, que vem de um leva produções bem recebidas, como Eu Matei Minha Mãe (2009) e Tom na Fazenda (2012). O filme ganhou mais notoriedade após receber o prêmio do júri no Festival de Cannes de 2014. Na história está o adolescente Steve, que carrega uma série de dramas pessoas e psicológicos e vai finalmente voltar a morar com a mãe, que não sabe lidar com o jeito dele.
O documentário O Fim e o Princípio, de Eduardo Coutinho, também entra na programação regular; e Lunchbox. E a animação nacional O Menino e o Mundo também está em exibição no cinema, juntamente com Zarafa, estruturando uma pequena programação infantil.
Serviço
– A mostra Mr. Faker – Orson Welles e a Autoria na Indústria do Cinema. começa nesta terça-feira (5) e segue até o dia 24, com sessões diárias às 15h00, 17h10 e 19h40 no CineSesc – avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro de Vitória. As exibições são abertas ao público.