sexta-feira, novembro 22, 2024
24.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 22, 2024
sexta-feira, novembro 22, 2024

Leia Também:

Clube Capixaba do Vinil inaugura sua sede no ‘Triplex’

Reunindo um acervo de mais de seis mil discos, o Clube Capixaba do Vinil (CCV) inaugura nesta sexta-feira (20) a sua nova sede, localizada no antigo Hotel Imperial, na Praça Costa Pereira, agora convertido em espaço cultural, apelidado de “Triplex do Lula” por ter três andares e abrigar também o Comitê Lula Livre de Vitória, no Centro de Vitória.

Criado em 2006, o Clube Capixaba do Vinil concretiza um objetivo que trazia desde o princípio, que era ter um espaço para realizar encontros musicais periódicos e também disponibilizar seu acerto fonográfico e bibliográfico para audição e pesquisa do público em geral. Com o surgimento do novo centro cultural, o CCV será uma das organizações a ocupar um espaço. Depois de tentar parceria com a Universidade Federal do Estado (Ufes), Sesc e outros espaços, finalmente o objetivo se concretizou. “Sempre quis tornar esse acervo público”, diz Gilson Soares, coordenador do Clube Capixaba do Vinil, que guardava o acervo de milhares de discos em sua residência em Vila Velha.

Além das obras fonográfica, o espaço contará com uma biblioteca com mais de 100 livros relacionados sobretudo com música brasileira, incluindo biografias e historiografias, numa sala localizada ao lado do salão principal do antigo hotel.

A inauguração do espaço acontece com uma homenagem ao cantor e compositor Noel Rosa, com discotecagem com seus discos de vinil e roda de conversa sobre sua obra com Gilson Soares e outros convidados. 

Não por acaso, Noel abre o projeto do CCV no Triplex, pois o grande artista brasileiro chegou a realizar um show no Hotel Imperial em 1934, numa história curiosa, registrada pelo livro Noel Rosa – uma biografia, de autoria de João Máximo e Carlos Didier. Junto com grandes músicos como Benedito Lacerda e Russo do Pandeiro, veio à Capital capixaba numa turnê do grupo Gente do Morro, que saiu do Rio de Janeiro buscando fazer apresentações pelo litoral brasileiro até os estados do Nordeste. 

Se apresentaram no dia quatro de abril, mas acabou sendo um fiasco e o grupo voltou ao Rio de Janeiro, mas o jovem Noel Rosa, então com 23 anos e já conhecido por seu trabalho musical, e alguns integrantes gostaram de Vitória e decidiram ficar pela cidade. No dia 18 de abril, Noel teria participado de outro show, desta vez no Hotel Imperial, cujos recursos ajudaram a pagar o débito que tinham na pensão em que estavam se alojando ao longo dos dias.

Conhecido boêmio, Noel só teria ido embora quando sua mãe o veio buscar, preocupada com a saúde frágil do filho, que faleceria anos depois com apenas 26 anos, o que não impediu que fosse reconhecido como um dos maiores compositores da história da música brasileira.

AGENDA CULTURAL

Noel está de volta – Inauguração da nova sede do Clube Capixaba do Vinil

Quando: Sexta-feira, 20 de dezembro, 19h30

Onde: Triplex (Hotel Imperial), Praça Costa Pereira – Vitória/ES

Entrada franca.

Mais Lidas