sexta-feira, novembro 15, 2024
25.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Coletivo Cariacica Underground realiza formação de agentes cineclubistas

O Cineclube Ambiental e o Coletivo Cariacica Underground abriram inscrições para a formação de cineclubistas ambientalistas para atuarem na Rede Cineclubista Cariaciquense. Serão três meses com atividades semanais em oito bairros do município da Grande Vitória. As inscrições são gratuitas e feitas online por meio de formulário. As comunidades contempladas são Oriente, Itacibá, Nova Rosa da Penha, Nova Esperança, Itapemirim, Rosa da Penha, São Geraldo e Vila Capixaba, sendo selecionados entre 10 a 15 pessoas em cada bairro.

A formação acontecerá por meio de oficinas com conteúdos como comunicação social, audiovisual, cineclubista e de meio ambiente, incluindo atividades como palestras, exibição de filmes, debates, orientações. “O objetivo do projeto é promover o cineclubismo como mais uma ferramenta de combate aos impactos ambientais e em defesa do meio ambiente saudável e democrático, além de buscar a autonomia do indivíduo a partir da contemplação das artes”, diz a convocatória do coletivo.

O público alvo da formação são jovens, incluindo o recorte de gênero. O projeto concilia exibição com produção audiovisual e formação tanto em cineclubismo como em temas ambientais. Terminado o curso, a proposta é que os cineclubes formados sigam suas atividades com regularidade em cada bairro, fortalecendo o movimento cineclubista em Cariacica.

A equipe será composta por profissionais como Paulo Henrique de Oliveira (técnico ambiental), Dauri Correia da Silva (geógrafo), Jacques Douglas Mota (jornalista), Regicida (produtor audiovisual), além de colaboradores com conhecimento e experiência na área de cineclubismo.

“Na parte ambiental, a formação tem foco na questão dos resíduos sólidos. Cariacica tem um problema ambiental muito grande em relação ao lixo. Por isso, escolhemos bairros que possuem pontos viciados de lixo, questões ambientais, preservação de nascentes. Durante as oficinas queremos produzir filmes feitos nas próprias comunidades retratando a temática socioambiental e especialmente os resíduos sólidos”. A ideia é que nos trabalhos de campo os participantes possam identificar os problemas e buscar soluções, utilizando o audiovisual como uma ferramenta de denúncia e apoio para melhorar a cidade.

O lançamento oficial acontece no mesmo dia 19 de abril no Centro Cultural Frei Civitella, localizado em Campo Grande, quando haverá apresentações culturais e palestra com oficineiros e representantes do movimento cineclubista.

SERVIÇO

Inscrição para ciclo de formação do Cineclube Socioambiental

Comunidades atendidas: Oriente, Itacibá, Nova Rosa da Penha, Nova Esperança, Itapemirim, Rosa da Penha, São Geraldo e Vila Capixaba

Quando: Até dia 19/4

Como: Preenchendo o formulário https://goo.gl/forms/WJIUUIhd2n8lnxNx1

Valor: Gratuito

Outras informações: cineclubeambiental.blogspot.com.br

Mais Lidas