São poucos os grupos e iniciativas locais que trabalham diretamente com a temática da literatura marginal, o poema das ruas. O coletivo Literatura MarginalES é um desses poucos grupos que há bastante tempo realiza o sarau Quebrando o Silêncio. O evento tem o intuito de divulgar a literatura produzida por escritores locais e, claro, que escrevem usando como mote as ruas, a cultura marginalizada.
Neste mês o sarau Quebrando o Silêncio volta a ser realizado. Mas com ele uma novidade também vem a reboque: é a primeira oficina de criação literária promovida pelo coletivo. As inscrições já estão abertas para quem deseja participar da atividade, que é voltada a todos os interessados e de forma gratuita. Para se inscrever basta preencher um formulário online disponibilizado pelo coletivo.
Tanto a oficina quanto o sarau serão realizados no mesmo dia, visando a integrar o público que produziu textos na oficina, com os escritores e artistas que apresentarão seus escritos no sarau. Os textos produzidos na oficina servirão de material para a produção de um futuro fanzine feito pelo Literatura MarginalES. Tudo então será realizado na terça-feira (23), no Núcleo Afro Odomodê, que fica na escadaria Jaime Figueira, na Fonte Grande, em Vitória. A oficina se inicia às 15h e segue até as 18h, que será o horário de realização do sarau Quebrando o silêncio.
Além de promover o entendimento sobre o que é literatura marginal, a oficina e o sarau dão abertura para diversas artes e grupos produtores marginalizados de diferentes manifestações culturais e concepções de mundo. Um dos convidados para do sarau, por exemplo, é o escritor e rapper Carlos Abelhão, que une a escrita poética com o rap, provando que poema não está só restrito à literatura.
Quem está por trás
Formado por jovens escritores da Grande Vitória que produzem, discutem e propagam a literatura marginal – na perspectiva de valorizar a cultura periférica e de fomentar tanto a produção literária quanto a leitura – o Literatura MarginalES, que existe desde 2012, desenvolve além do projeto de oficina e Sarau Quebrando o Silêncio, a publicação do fanzine de poemas (Des) Construção e a edição de outros fanzines independentes pelo selo Ponta de Lança.
Serviço
A oficina de criação literária está com inscrições abertas e será realizada na terça-feira (23), juntamente com o sarau Quebrando o Silêncio. A primeira atividade se inicia às 15h e segue até as 18h, quando será promovido o sarau. As atividades são abertas ao público. O Núcleo Afro Odomodê fica na escadaria Jaime Figueira, na Fonte Grande, em Vitória.