Com um desfile das bandas de congo mirins, começou nesse sábado (19) a tradicional Festa de São Benedito no município de Serra, O evento, que neste ano completa 170 anos, será todo feito próximo à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Serra sede. As atividades se encerram no próximo dia 27, com uma vasta programação cultural e religiosa ao longo da semana.
A partir da próxima quinta-feira (24), véspera de Natal, o evento volta a ser realizado com diversas atividades. Às 5h, acontece a Alvorada de Natal, com as bandas Konschaça e Estrela dos Artistas. E, no fim do dia, às 20h, ocorre a Missa de Natal na Igreja Matriz.
No dia seguinte, sexta (25), a programação começa às 8h, com Missa de Natal. Às 18h tem a procissão de Natal e de São Benedito com saída e retorno na Igreja Matriz. Logo depois da procissão, ocorre a Puxada do Navio Palermo (foto de capa) com bandas de congo e a banda Estrela dos Artistas. A programação se encerra com show da banda Blacksete.
Dia mais importante do evento, por conta da Fincada do Mastro de São Benedito, o sábado (26) tem atividades a partir das 9h, com a Missa do Serrano na Igreja Matriz. A partir das 18h30 é a vez da Puxada do Mastro, que percorre diversas ruas do centro da Serra. A Fincada do Mastro com show pirotécnico tem início às 21h, na frente da Igreja. Após a programação cultural, acontecerão dois shows, com Forró Bem Te Vi e João Neto e Frederico.
E no domingo (27), último dia de evento, haverá desfile das bandas de congo às 19h e às 21h30, show com Júnior Ávila.
Tradição de 170 anos
A Festa de São Benedito está presente no calendário serrano desde 1836, e segundo a tradição, teve origem no socorro providencial dado por São Benedito a um navio escravo que naufragou navegando pela costa do Espírito Santo.
Ao se depararem com a morte, os tripulantes invocaram a proteção de São Benedito e de Deus, e graças às preces, conseguiram se salvar e foram levados até a praia, abraçados ao mastro que se desprendeu do navio.
Serviço
– A Festa de São Benedito segue até o domingo (27), com programação cultural e religiosa em frente à Igreja Matriz – Praça Barbosa Leão, s/n, Serra sede.