terça-feira, novembro 19, 2024
23.8 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

Com temas diversificados, mostra Próximos Olhares chega à 3ª edição

 
A Mostra Próximos Olhares, organizada pelos cursos de Audiovisual e Música da Ufes, tem se tornado uma janela para a nova produção de ficções e documentários. As duas edições passadas ajudaram os filmes a saírem da universidade e traçarem seus próprios caminhos, algumas obras foram selecionadas e premiadas em festivais como 20° Vitória Cine-Vídeo, a IX Mostra Produção Independente, o 3° FECIN e o IX Cine MuBe.
 
A mostra chega a sua 3ª edição nesta quinta-feira (31), a partir das 18h o Cine Metrópolis. Nesta edição, as exibições serão divididas em duas partes começando com a sessão Curta e Grosso que apresenta vários curtíssimas de 1 a 5 minutos de duração produzidos por alunos do 2° e 4° períodos de Cinema e Audiovisual. A segunda sessão, Encontros, conta com quatro documentários de 10 a 15 minutos de duração, com estilos e temáticas distintas, produzidos por alunos de Cinema e Audiovisual e Música.
 
Pâmella Franco é a produdora e roterista do documentário Entre Rocks e Ruínas, que explora a problemática do cenário musical independente do estado através das opiniões de artistas e personalidades locais. A estudante conta que a produção do filme tomou uma proporção que ela não imaginava. “O nosso tema mobilizou muitos artistas e o público dessas bandas e isso nos surpreendeu muito. A cada filmagem nós nos tornamos mais críticos e o resultado final ficou melhor do que esperávamos”, declara.
 
Já o documentário Desfragmentos, dirigido por Melina Leal Galante, investiga as possíveis memórias que um cemitério de azulejo pode trazer para os proprietários do local e seus clientes. “Essa experiência foi muito importante porque trabalhamos livremente, pudemos experimentar e criar um trabalho autoral. Os professores nos assessoravam e estavam presentes nas filmagens dando apoio, mas éramos nós que decidíamos tudo”, diz Melina 
 
 
Além disso, a estudante Melina também ressalta que a produção da mostra também é uma experiência que lida com as diversas fases da produção de um filme, principalmente a pós-produção, a exibição e a distribuição.  
 
Os temas abordados nas produções são bem diversificados, os outros dois títulos que integram a sessão Encontros são Anchieta – Nossa História, dirigido por Hegli Lotério, conta as histórias e relações por trás de um time de futebol amador de Vila Velha. E o documentário poético Calado, de Lívia Gegenheimer, que trata das relações que a cidade estabelece com os navios que recebe diariamente.
 
A parceria com o Curso de Música foi essencial para os diretores iniciantes pudessem se concentrar apenas na criação enquanto os alunos de Músicas faziam a captação do som e a trilha sonora original dos documentários. “Essa parceria somou muito ao nosso documentário, já que o nosso tema era música e a trilha original engrandeceu as imagens”, conta Pámella. Para Melina, o trabalho em conjunto contribuiu para passar o clima dos cemitérios de azulejos, “os estudantes de Música estavam em todas as filmagens. Presenciar a atmosfera das locações ajudou que eles a reconstituíssem essa vivência nas trilhas”. 
 
Para os alunos, as exibições no Cine Metrópolis são um incentivo a mais para a dedicação e a profissionalização, a mostra tem atraído muitos profissionais da área e gerado oportunidades para os filmes. “Os professores nos deram total autonomia para criar porque esses filmes são o começo do nosso currículo e por isso devem ser uma produção que a gente se identifique”, reforça Pamela. Apesar de alguns erros, os professores resolveram não interferir e deixar o julgamento final para o público. 
 
Serviço
 
A Mostra Próximos Olhares Volume 3: Realidades Encontradas acontece nesta quinta-feira (31), a partir das 18h. Cineclube Metrópolis – Avenida Fernando Ferrari, 514, Ufes, Campus Universitário, Goiabeiras. Entrada Franca. 

Mais Lidas