O espaço de cultura da artista Stael Majesk, no Centro de Vitória, será o cenário para as apresentações do peça A Casa Escura, que estreia em Vitória no dia 29 e terá mais duas apresentações nos dias 30 e 31. O espetáculo foi contemplado em 2013, nos editais Bolsa dramaturgia e residência artística de teatro, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e, neste ano, estreia especialmente para os capixabas.
A Casa Escura é um espetáculo do Grupo Beta de Teatro, com direção de Paulo Sena e em parceria com a CabeloSeco Soluções Culturais. A peça será exibida em Vitória no Ateliê Casa Aberta Espaço Moda & Arte, Centro de Vitória . Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados no local com uma hora de antecedência das apresentações. A lotação máxima para cada dia é de 20 lugares e a classificação é de 18 anos.
O espetáculo apresenta o drama de Bernadet Bordon, com a história sendo narrada pelo olhar do escritor que a criou. A proposta é revisitar sua literatura pornográfica e suas experiências e fantasias sexuais. Para isso, o artista relembra momentos emblemáticos executados com os frequentadores dentro de uma casa de sexo. Imerso em um ambiente de pessoas que buscam prazer urgente, a peça procura, de forma quase metalinguística, elucidar o complexo processo de criação literária, dialogando com os limites dos próprios desejos, da vaidade e da busca por completude existencial dos personagens reais e fantasiosos que permeia a cama e a mente deste escritor.
E sobre estrear A Casa Escura em um lugar que foge da rota comum de apresentações teatrais, o diretor Paulo Sena comenta. “A ideia de fazer o espetáculo em um lugar alternativo, fora do teatro, também foi outro objetivo importante e essa escolha, necessária. Foi para proporcionar uma imersão do público ao universo das personagens, mas principalmente apresentar a própria casa como personagem das histórias, dando um caráter de cumplicidade dela a tudo que foi desejado e executado dentro daquelas quatro paredes ficcionais”, relatou ele.
O espetáculo tem tutoria do renomado dramaturgo carioca Jô Bilac; consultoria artística de Gilberto Gawronski, também do Rio de Janeiro; preparação vocal de Babaya, de Minas Gerais; e preparação corporal do cearense Tomaz de Aquino.
Serviço
O espetáculo teatral A Casa Escura, do Grupo Beta de Teatro, será apresentado no dias 29, 30 e 31 de janeiro, às 20h30, no Ateliê Casa Aberta Espaço Moda & Arte – rua Sete de Setembro, Centro de Vitória. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados no local com uma hora de antecedência. A classificação é de 18 anos.