Até o dia 25 de fevereiro, o Cine Jardins, do Shopping Jardins – rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262, Jardim da Penha, Vitória – exibe o filme francês Attila Marcel, produzido em 2013 pelo cineasta Sylvain Chomet, mesmo diretor de filmes como Paris, Te amo (2006); e As bicicletas de Belleville (2002), suas produções mais conhecidas.
O longa apresenta a história de Paul, interpretado por Guillaume Gouix, – ator que conquistou maior notoriedade após participar da primeira temporada da série francesa Le Revenants – que apesar de já passar dos 30 anos, leva uma vida ainda presa aos poucos parentes que possui; monótona; e sem escolhas próprias. Sem acontecimentos. Esse cenário se assemelha ao próprio personagem: Paul não fala e nem tem grandes atitudes. A mudez ocorreu quando ele ainda era um bebê de dois anos e perdeu os pais. Ao crescer, o trauma se colocou como empecilho para que Paul usasse da fala para se expressar.
Com um rotina completamente dentro de casa, de frente para o piano tocando para as aulas de dança de suas tias, parentes com quem mora, Paul segue sua vida. E por falar nas tias, elas nunca se deram conta de que o sobrinho poderia passar por algum tipo de tratamento para reverter seu quadro. Dessa forma, acabam por funcionar como guias para ele atuar dentro da própria vida. As percepções só mudam quando Paul passa a ter contato com sua vizinha extravagante.
A vizinha é a senhora Proust, interpretada pela consagrada atriz Anne Le Ny, que surge na vida e Paul e revira sua rotina. A vizinha percebe que, apesar de quieto, calado e sempre com a mesma expressão, Paul tem vontades e ambições. O que ela faz é deixar ele mesmo entender que precisa se expressar. Apesar do tom dramático que o enredo apresentar, a história é tratada pelo diretor como uma comédia que discute temas profundos e é capaz de fazer o público rir.
Como num mergulho dentro das próprias lembranças, o protagonista passa a viver novas ações, se vê envolvido em relações humanas sem ser apenas alguém que observa e, desperta a extrema curiosidade das tias que, sem explicações plausíveis a crerem, acreditam que ele sofre de alguma doença recente ou, até, envenenamento.
Serviço
O filme Attila Marcel, de Sylvain Chomet, está em exibição no Cine Jardins – rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262, Jardim da Penha, Vitória – todos os dias (até o dia 25 de fevereiro), às 19h, na sala 2.