Os últimos ajustes e o primeiro sentir do que será cada escola na passarela do samba. Na semana passada foram iniciados os ensaios técnicos das escolas do Grupo A no Sambão do Povo. A partir desta segunda-feira (22), será a vez das escolas do Grupo Especial, considerada a primeira divisão do carnaval capixaba, realizarem os seus, reunindo foliões e curiosos.
Na segunda-feira (22), às 20h30, o ensaio será das atual campeã Boa Vista, que homenageia o líder sul-africano e mundial Nelson Mandela, que completaria 100 anos em 2018. “Sou Boa Vista… sou madiba. O canto da igualdade que ecoa no centenário de Mandela” é o enredo.
Terça-feira (23), 20h30 é a vez da Pega no Samba, escola de Consolação testar sua apresentação “Na celebração ao chocolate, a locomotiva dá um show”, falando sobre um dos doces preferidos no mundo inteiro: o chocolate.
Às 21h30 do mesmo dia é hora do ensaio da Unidos de Jucutuquara, que traz o enredo “Ambrósio, o imortal”, lembrando a história de um homem escravizado que comprou sua própria liberdade, criou um quilombo e ajudou outros a se libertar.
Andaraí e Mocidade Unida da Glória (MUG) fazem seus ensaios no Sambão na quarta-feira (24), às 20h30 e 21h30, respectivamente. A primeira conduzirá um desfile sobre a mentira, com o enredo “Quem conta um conto aumenta no ponto com a certeza de quem viu. Mas não leve tão a sério, é 1° de abril”. Já a escola de Vila Velha fala sobre os amores de carnaval: “Entre Confetes e serpentinas, uma paixão sem igual… olhares que se cruzam, bocas que se beijam… amores de carnaval” é o tema.
E fechando a temporada dos ensaios técnicos, se apresentam na quinta-feira (25) Novo Império e Unidos da Piedade, também nos horários de 20h30 e 21h30.. A escola de Caratoíra homenageia o centenário do Sindicato dos Estivadores com o enredo “No vai e vem do mar, lá se vão 100 anos do sindicato dos estivadores”. A Piedade abordará as flores e perfumes com “Pra não dizer que eu não falei das flores”.
Este ano, pela primeira vez, os desfiles serão oficialmente geridos por ligas diferentes. O Grupo Especial é organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), enquanto a Lieses, que antes era responsável por todo carnaval, coordena apenas o grupo de acesso (Grupo A).
Escolas que estavam inativas, voltaram a se organizar por meio da Federação Capixaba de Escolas de Samba (Fecapes) e abrem o carnaval desfilando na quinta-feira, 1º de fevereiro. Na sexta-feira é a vez do Grupo A. Entram na passarela do samba, em sequência: Tradição Serrana, Barreiros, Rosas de Ouro, Imperatriz do Forte, São Torquato, Chega Mais, Chegou o que Faltava
O Carnaval de Vitória culmina no sábado, 3 de fevereiro, com a apresentação das escolas do Grupo Especial, na seguinte ordem: Andaraí, Novo Império, Unidos da Piedade, Boa Vista, Mocidade Unida da Glória, Pega no Samba e Unidos de Jucutuquara.
Para aquecer, ouça os sambas das escolas do Grupo Especial.