Desde a última sexta-feira (17), o Estado de Goiás promove o “XV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros”. O evento, que está na sua décima quinta edição, é conhecido nacionalmente por promover o encontro de diversas culturas, abrir espaço para apresentações e realizar intercâmbios entre grupos de diversos locais. Nesse ano, o Espírito Santo fará parte da programação do evento com apresentação da “Associação de Bandas de Congo de Cariacica”, no sábado (1).
Esta será a primeira vez que a Associação participa do evento – participação que só foi possível, devido ao edital que a “Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge”, de Goiás, abriu. “Nos inscrevemos no edital para participar do encontro nacional e fomos selecionados. Inicialmente teríamos tudo pago, mas houve um problema de redução de custos e tivemos de procurar patrocínio para o transporte. Conseguimos o apoio e agora nos preparamos para a viagem. Chegaremos por lá na sexta-feira (31), nos apresentaremos no sábado (1) e voltaremos ao Espírito Santo no dia seguinte”, detalha Evandro Ladislau Gonçalves, organizador de eventos da Associação.
No dia a dia a “Associação de Bandas de Congo de Cariacica” não atua como um grupo de apresentações integradas. Ela é uma associação que reúne seis bandas de congo adultas e duas mirins. Mas como o edital foi inscrito com o nome da associação, os integrantes de todas as bandas farão um seleção entre eles para escolher 23 membros que formem uma banda (que levará o nome do associação), para a apresentação. Além dos integrantes das bandas de congo, Evandro contou que também será incluso integrantes da banda de congo da Apae (Associação de Pais e Amigos dos excepcionais) e o mestre de congo Prudêncio, atuante na cultura de congo há muitos anos.
A integralização das bandas de congo para formar um só grupo no “Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros” é vista por Evandro como algo extremamente positivo no sentido de entrosamento dos integrantes, fortalecendo e gerando novos diálogos entre os congueiros do Estado. “Essa é a primeira viagem de longa distância que faremos. Estamos ansiosos para conhecer o evento, que é grandioso e muito bem falado. Acredito que ele possa gerar bons frutos, no sentido de trazer novas ideias”.
Contudo, nem sempre é assim nos eventos em que a associação participa. Evandro contou que, geralmente, as bandas chegam nos eventos poucas horas antes das apresentações e, em poucas horas, vão embora. Dessa vez serão três dias para acompanhar tudo e gerar, quem sabe, diálogos com grupos, culturas, raças, sons e etnias diversas.
Sobre o espaço que as bandas de congo de Cariacica recebem dentro do próprio município, e do Estado, Evandro ponderou que há espaço, mas ele é mais evidente em outros municípios do que propriamente dentro de Cariacica. “Cariacica ainda está um tanto fraca em questão de eventos de apresentação de bandas de congo. Nossas apresentações são mais realizadas em outros municípios – recentemente estivemos em São Mateus e em Mimoso do sul, por exemplo”, finalizou.
Serviço
O “XV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros”, em Goiás, já iniciou programação e segue até o próximo dia primeiro de agosto, quando a “Associação de Bandas de Congo de Cariacica” realiza sua apresentação. Conheça mais sobre o evento.