sábado, novembro 16, 2024
27.1 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Cortejo Afro toma as ruas de São Mateus neste sábado

São Mateus, no norte do Estado, é um dos grandes redutos da cultura negra e quilombola no Espírito Santo. Por lá, comunidades quilombolas, indígenas e povos tradicionais preservam e vivem a cultura popular de raiz, em sua maioria, de matriz africana. E dentre os eventos que promovem a visibilidade dessa cultura está o Cortejo Afro, que neste sábado (26) exibe sua quarta edição em São Mateus.

Com início em 2012, o Cortejo Afro já reuniu diversos grupos de Jongo, Reis de Boi, Alardo, Ladainhas, Caxambu, Bate Flecha, Ticumbi, Marujada, Folia de Reis e ainda iniciativas de samba de black, samba de roda, afoxé, axé de raiz e muitos outros ritmos. A proposta é gerar integração entre os grupos que produzem e vivem da cultura de matriz africana – com foco nas iniciativas tradicionais – e, desconstruir o preconceito religioso e cultural que a sociedade ainda tem para com as iniciativas afrodescendentes.

O evento, que teve uma pausa em 2015, realizou três adições até então que já contaram com apoio público e que também já foi realizado de forma independente. Neste ano, o Cortejo toma as ruas de São Mateus, saindo da Praça São Benedito às 14h e seguindo até o Porto, com a participação de muitos de grupos tradicionais munidos de suas roupas coloridas, cantigas, danças e seus estandartes. A chegada dos grupos será marcada pelo show da banda Ojú Obá, de samba de roda.

Com organização e apoio do Ponto de Cultura REMA- Rede de Matriz Africana e da Instituição de Tradições e Cultura Afro Brasileira São Judas Tadeu, o evento se constrói a partir de uma parceria com as Comunidades de Quilombos de São Mateus e com os Povos Tradicionais do Espírito Santo. A proposta é difundir a arte negra e alcançar público, destacando a importância dos atores de cultura popular dentro da sociedade, além de articular a troca de experiências entre cada um.

Nesta sexta (25), ao longo do dia, São Mateus já recebe o seminário Cultura, Educação, Território e Territorialidade para os Povos e Comunidades Tradicionais do ES, como forma de preceder a ampla discussão sobre valorização da identidade negra. A participação do público no acompanhamento do Cortejo é livre e a atividade seguirá ao longo de toda a tarde.

Serviço

O Cortejo Afro tem realização no sábado (26), com concentração às 14h, Praça São Benedito, em São Mateus. A participação é livre.

Mais Lidas