segunda-feira, março 31, 2025
25.9 C
Vitória
segunda-feira, março 31, 2025
segunda-feira, março 31, 2025

Leia Também:

Cotaxé inicia o ano com a tradicional festa do Boi Janeiro

Mais: programação e como surgiu; e janeiro festivo também em Conceição da Barra

O ano de 2025 começa animado no distrito de Cotaxé, em Ecoporanga, noroeste do Espírito Santo. No primeiro dia do ano, tem início a festa do Boi Janeiro. As festividades acontecerão também nos dias 11 e 18, sendo encerradas no final do mês, no dia 25. A concentração será sempre às 19h, na Casa da Comuna, de onde o boi sai para percorrer as ruas de Cotaxé e pedir permissão para adentrar as casas, semelhante a uma Folia de Reis.

Márcio Miranda Moraes

Além do boi, acompanham o cortejo o vaqueiro, que conduz o boi, a rainha, o palhaço e duas mulinhas, que são duas crianças fantasiadas de mula. Na encenação feita ao longo do cortejo, elas têm o papel de acalmar o boi quando ele está bravo. No trajeto, haverá também os tocadores, já que será cantada durante o percurso uma música tradicional do Boi Janeiro, tradição introduzida no local pelo Mestre Arlindo, que até hoje comanda a festa.

Como surgiu

Márcio Miranda Moraes

O coordenador-geral do Boi Janeiro, Vander Costa, relata que a festa teve início em Cotaxé em 1995. Contudo, ela já era tradicional em outros lugares. Um deles é o município de Ataleia, em Minas Gerais, na divisa com Ecoporanga. Lá, Mestre Arlindo conheceu, ainda na infância, o Boi Janeiro, do qual participou inúmeras vezes. Como forma de reviver esses momentos, ele deu início à festividade em Cotaxé na década de 1990.

Programação de encerramento

No dia 25, quando termina a festa, haverá o cortejo com o boi pelas ruas de Cotaxé. Mas a programação irá além, pois logo em seguida, o evento continua no bar do Ton Ton, com apresentação musical de Vander Costa, Patrick Ericson e Dedé. Outra atração musical será o grupo Swingado Manero. Também acontecerá um bingo, cujos brindes ainda serão definidos, pois depende das doações que serão feitas.

Bingo

Os bingos são para arcar com os custos da festa, que são integralmente de responsabilidade da comunidade, pois o evento não conta com nenhum patrocínio. Além do que será realizado no dia 25, ocorrerá um bingo também em 4 de janeiro. Nesse, os brindes serão uma garrafa de vinho, toalha de fogão, bandeja de salgado, jogo de canecas, caixa de cerveja e uma frigideira. Os interessados podem comprar a cartela no comércio local.

Doações

Ao adentrar as casas, o boi pede doações, como bem diz a música do festejo: “ó, dono da casa, o que tem pra me dá? Garrafa de vinho, cupim de araçá”. De acordo com Vander, os moradores normalmente doam bebidas e alimentos, que ao final da festa, são utilizados na confraternização da equipe de trabalho do Boi Janeiro.

São Benedito e São Sebastião

Apoena Medeiros

Em se tratando de tradição, é bom anotar também na agenda a programação da Festa de São Benedito e São Sebastião, que começa nessa segunda-feira (30) e termina em 20 de janeiro. Protagonizado por grupos folclóricos de Conceição da Barra, o evento acontecerá em três pontos da cidade: na sede, Barreiras e Itaúnas.

Programação na sede

Na sede, a programação vai de 30 de dezembro a 5 de janeiro. Nesse período, a primeira atividade será o ensaio geral do Ticumbi Mestre de São Benedito, na comunidade quilombola Córrego do Alexandre, às 19h. Na terça-feira (31), às 9h, tem a chegada desse grupo de Ticumbi no Cais da Barra, com recepção das Pastorinhas, seguida de procissão até a igreja de São Benedito. O cortejo será acompanhado por seis grupos de jongo.

Programação na sede II

No dia primeiro de janeiro, a programação começa às 9h, com missa na igreja de São Benedito. Em seguida, às 10h30, o Ticumbi de São Benedito fará uma apresentação. Depois, é a vez do Jongo Mirim Nossa Senhora Aparecida e do Jongo de São Benedito das Piabas. Na igreja matriz, na sexta-feira (3), haverá apresentação do Reis de Boi das Barreiras, às 19h. Logo após, a atração será o Reis de Boi de Porto Grande.

Programação na sede III

No sábado (4), a programação continua na igreja Matriz, com apresentação das Pastorinhas, às 19h. Está prevista para às 19h30, a apresentação do Reis de Boi de Mestre Nilo. Nesse dia, a programação encerra às 20h, com o Reis de Boi da Vila. No domingo (5), no mesmo local, o Reis de Boi de Mestre Antônio Conceição se apresenta às 19h. A última atividade do dia será a apresentação do Reis de Mestre Nenê.

Atrações em Barreiras

Em Barreiras, a programação será nos dias 10, 11 e 12 de janeiro. No primeiro dia, das 18h às 21h. A abertura será com diversos grupos folclóricos. As demais atrações serão os Reis de Boi de Mestre Nilo, Mestre Euclides, Mestre Dito, Mestre Nenê e Mestre Antônio Conceição. O encerramento será com grupos convidados. No sábado (11), haverá apresentação de forró. No domingo (12), será das 10h às 15h30, com missa a São Benedito das Piabas, Ticumbi de São Benedito e diversos grupos de jongo: os jongos Mirim de Nossa Senhora Aparecida, de São Bartolomeu, São Cosme e Damião, Santa’Ana, São Benedito das Piabas e Nossa Senhora Aparecida. A programação do dia se encerra com as Pastorinhas.

Itaúnas

Os festejos encerram em Itaúnas, com uma extensa programação, que vai de 11 a 20 de janeiro. Às 19h do primeiro dia, tem a novena de São Sebastião, na igreja da praça. O ensaio geral do Ticumbi de Itaúnas será na quinta-feira (16), no sítio do Senhor Rivis Campos. A chegada do grupo de Ticumbi à ponte de Itaúnas será às 8h da sexta-feira (17), quando também haverá, às 17h, a fincada do mastro de São Benedito. O restante da programação, que finda às 21h30, contará com novena a São Sebastião, alardo de São Sebastião, Reis de Boi de Mestre Antônio, Jongo de Sant’Ana, Jongo se São Bartolomeu, Reis de Boi de Mestre Nenê e ensaio geral do Ticumbi de Bongado.

Apoena Medeiros

Mais Itaúnas

O dia que concentrará mais atrações será o sábado (18), que começa com a chegada do Ticumbi de Bongado na ponte de Itaúnas, às 8h. A programação nesse dia encerra mais tarde, à meia-noite. Após a chegada do Ticumbi, haverá missa a São Benedito, na capela, às 10h. No restante do dia, as atrações serão Ticumbi de Itaúnas na Capela de São Benedito, Reis de Boi de Mestre Dito, Pastorinhas, Jongo Mirim de Nossa Senhora Aparecida, Jongo de São Benedito das Piabas, Jongo de São Cosme e Damião, Capoeira Itaúnas, Procissão de São Benedito, Novena a São Sebastião, Benedita de Catita e Alardo de São Sebastião. Além disso, haverá os Reis de Boi de Mestre Dito, Mestre Euclides e Mestre Nilo. A programação se encerra com a Banda de Congo Folclórico São Benedito, da Serra.

Últimos dias

Os últimos dias da festa em Itaúnas serão no domingo (19) e na segunda-feira (20). No primeiro, haverá missa, às 9h, na igreja São Sebastião. Ainda na parte da manhã, fazem parte da programação os ticumbis do Bongado e de Conceição da Barra. As atividades recomeçam à noite, às 18h, com novena a São Sebastião, seguida de Reis de Boi da Vila, Jongo de Santa Isabel e Samba de São Benedito, na capela dedicada ao santo. No dia 20, os festejos chegam ao fim com a missa na igreja de São Sebastião, às 19h.

Até a próxima coluna e um feliz 2025!

Email: [email protected]

Mais Lidas