O dia 4 de novembro é comemorado nacionalmente como Dia da Favela. Por conta disso, a Central Única de Favelas (Cufa) lança em todo Brasil o Festival Favela Literária, que vai acontecer em 24 capitais do País e diversas outras cidades em que a entidade atua. No Espírito Santo, o evento acontece na próxima segunda-feira, de 13h às 17h, no Centro Cultura Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra.
O objetivo central é difundir a produção literária das favelas e integrar os autores que produzem suas artes por meio das letras. No caso capixaba, está confirmada a participação de oito escritores: Bruna Peralta, Carlos Abelhão, Flipe, Vitor Miguel, DaSilva, Ingrid, Timóteo André e Mar Céu, oriundos de diversos municípios da região metropolitana como Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
Durante o evento, cada artista terá um momento para falar sobre seu trabalho, as temáticas que aborda, a linguagem utilizada, além de recitar seus versos e escritos. Também haverá exposição de livros e zines publicados pelos escritores capixabas.
O evento acontece pela primeira vez no Brasil, e a Cufa-ES, que voltou às atividades este ano, pretende que seja um primeiro passo para articular os escritores e poder pensar outras atividades, seja em espaços culturais ou em escolas ou praça pública. “Será um momento de interação entre os artistas e deles com o público, que poderá conhecê-los, conversar e adquirir livros, que não são acessíveis em qualquer lugar”, comenta Gabriel Costa Nadipeh, coordenador da Cufa no Espírito Santo.
AGENDA CULTURAL
Festival Favela Literária
Quando: Segunda-feira (4), 13h às 17h
Onde: Centro Cultural Eliziário Rangel – Avenida Gonçalves Dias, 1201, São Diogo – Serra/ES.