segunda-feira, novembro 18, 2024
21.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Curtas e animações com foco no público infanto-juvenil

Com realização no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), essa será a 16ª edição do Festivalzinho de Cinema – atividade que integra a programação do 22º Festival de Cinema de Vitória – Vitória Cine Vídeo, prestes a ser realizado, a partir do dia 11 – que contará esse ano com filmes do Rio de Janeiro, Amazonas, São Paulo, Paraná e Pernambuco.
 
Os nove filmes da mostra serão apresentados em duas sessões diárias durante três dias, 14, 15 e 16, às 9h e às 14h, para os estudantes da rede pública de ensino de Vitória, Vila Velha e Cariacica, que formarão uma plateia de cerca de três mil estudantes por edição. De acordo com a coordenação do evento, a escola interessada procura o evento e faz a parceria para levar seus alunos. 
 
Cabem aos adolescentes e crianças a tarefa da votação nos curtas que mais chamaram atenção. Ao final da mostra, o filme mais votado leva o Troféu Vitória – Júri Popular e será reexibido na próxima edição do Vitória Cine Vídeo. 
 
Entre os filmes selecionados estão dois do Amazonas que, mesmo com propostas distintas, conseguem apresentar uma trama com certa regionalização do Estado. O primeiro deles é a ficção Vai que é tua Tafarinha (foto capa), dirigido por George Augusto. Com apenas cinco minutos, o curta apresenta como personagem principal um Curumin, que sai para uma tarde de brincadeiras  com o amigo e evidencia que todo o material necessário para a diversão está na própria floresta Amazônica. 
 
 
O segundo filme do Estado do Amazonas é um pouco mais longo, tem 16 minutos, e se chama Se não… (imagem acima), dirigido por Moacyr Freitas. No enredo está Zé Ninguém, “o velho do saco”, um personagem presente constantemente no imaginário das crianças de uma cidade do interior e que, mesmo com o passar de muito tempo, continua presente por meio de lembranças e muitos casos.
 
Além de apresentar o contexto regional de onde foram produzidos, o recorte dos filmes selecionados preza pela reflexão e apresentação de diversas realidades, como na animação Mãe de giz, vinda do Paraná e inspirada numa história verdadeira de uma menina que perde a mãe na guerra do Iraque. Tem ainda o enredo de um baile funk, na animação paulista Tênis da hora, inspirada numa história do escritor Machado de Assis. 
 
O 22º Festival de Cinema de Vitória é uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). Toda a programação é aberta e está detalhada no site oficial do evento. 
 
Serviço
 
O Festivalzinho de Cinema se inicia dentro da programação do Vitória Cine Vídeo, de 14 a 16 deste mês, no Cine Metrópolis, da Ufes – avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória.

Mais Lidas