sábado, novembro 16, 2024
22.9 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Desmontagem Raiz Forte convida o fotógrafo Januário Garcia

O aniversário de um ano do Raiz Forte Espaço de Criação será comemorado nesta quarta-feira (12) com o compartilhamento de experiências do fotógrafo Januário Garcia, no projeto “desmontagem”.

Januário é fotógrafo formado pela International Camaraman Association, com estágio no Studio Gamma sob orientação do fotógrafo George Racz, curso de arte visual. Atuou como professor de Fotografia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Instituto Villas Lobo, também no Rio de Janeiro e Curso de Verão da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro. É uma das principais lideranças orgânicas do movimento negro contemporâneo, além de ter sido um dos membros fundador do Movimento Negro Unificado (MNU) e do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN).

O Raiz Forte propõe um mergulho no processo criativo de diversos artistas, visando principalmente a promoção e o compartilhamento da cena cultural afro-brasileira contemporânea.

Artistas capixabas como Nicola Soares, Kika Carvalho, Castiel Vitorino e integrantes do Projeto Imanência já passaram por essa experiência. Na quinta edição e em comemoração ao aniversário de um ano do espaço, o próximo convidado a compartilhar suas experiências será o fotógrafo Januário Garcia.

A trajetória profissional desse fotógrafo inicia conjuntamente com a luta e a constituição de entidades do movimento negro contemporâneo, ainda na década de 1970, em prol da luta antirracista no Brasil e em reconhecimento e respeito das diferenças étnico-raciais. É partir do ano de 1975 que ele começa a construir um legado histórico para a memória social da população negra brasileira, como também de outros países da América Latina, do continente africano e europeu, tendo a imagem fotográfica como ferramenta de apoio à transformação social de seus pares, por ele posicionar-se enquanto cidadão consciente de sua condição de homem negro brasileiro e de todo o processo histórico de construção do racismo.

No campo artístico, o fotógrafo Januário Garcia produziu imagens fotográficas para capas de discos de importantes nomes da musicalidade brasileira, como a carioca Leci Brandão; a paraense Fafá de Belém; os cariocas Roberto Ribeiro, Chico Buarque, Antônio Carlos Jobim e Edu Lobo; os cearenses Fagner e Belchior; e os baianos Raul Seixas, Caetano Veloso e Raimundo Sodré. Como repórter fotográfico, Januário Garcia prestou serviço para jornais de grande circulação impressa no Brasil.

Serviço:

A desmontagem ocorre nesta quarta-feira (12)

Horário: a partir das 19h
Endereço:  Raiz Forte Espaço de Criação – Escadaria do Rosário, Centro de Vitória
Entrada franca (contribuição voluntária)

Mais Lidas