segunda-feira, novembro 18, 2024
21.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Destaque: ‘Numa Escola em Havana’

 
Numa Escola em Havana é classificado como um filme social, desses que apresentam a realidade de um local, neste caso de Cuba. A aposta foi tão certeira que a obra já ganhou tantos prêmios até então, que parecem incontáveis – dentre eles está um dos mais significativos, é o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Havana 2014. 
 
Por falar em Havana, fazia tempos que nenhum filme local havia sido tão amplamente circulado no país – estima-se que o filme tenha sido visto por mais de 400 mil espectadores em Cuba. Esta é a primeira obra do diretor, também cubano, Ernesto Daranas (que também assina como roteirista do filme). 
 
A temática central de Numa Escola em Havana é a educação de Cuba. Ainda assim, o filme consegue passear por diversas outras questões sociais, como a realidade dos chamados “palestinos” – as pessoas nascidas nas províncias orientais da ilha e que, com o tempo, migram clandestinamente para Havana.
 
Na história está o personagem central Chala, um menino de onze anos que vive com uma mãe viciada e já trabalha treinando cães para participarem de rinhas – esse é o principal sustento da família. O cenário é de violência por diversos cantos e, em meio a isso, está a professora de Chala, Carmela (interpretada elogiosamente pela atriz Alina Rodriguez, um grande nome da dramaturgia de Cuba, que faleceu ainda em 2014, anos de realização do filme, e teve a personagem Carmela como sua última atuação). 
 
Carmela tenta de alguma forma ajudar o menino, mas o ciclo de violência na ilha por vezes transfere-se até para a escola onde ela dá aula. Admirada imensamente por Chala, e pelas outras crianças para quem ela dá aula, a professora encontra-se doente e, diante disso, acaba se afastando por um tempo da escola, o que irá gerar diversas mudanças, principalmente para Chala, visto por muitos da escola como um aluno problemático.
 
Com a chegada de uma nova professora na turma de Chala, sexta série, o garoto logo é transferido para uma outra turma para onde 'empurram' os alunos com mau comportamento. As mudanças vão sendo feitas e refletem o despreparo da nova professora, e também da escola, em lidar com os alunos da turma. 
 
O filme é repleto de críticas sociais que não ficam presas só ao sistema educacional, mas ultrapassam e chegam às ruas. No Brasil ele já foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Brasília (Brasil) e chega a Vitória no Cine Jardins, em Jardim da Penha, com sessão às  21h15, todos os dias. 
 
Serviço
O filme Numa Escola em Havana está em exibição no Cine Jardins, em Jardim da Penha, Vitória, diariamente,  com sessão às 21h15

Mais Lidas