segunda-feira, novembro 18, 2024
24.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Devoção a santos é tema da peça O Pescador Mentiroso

Criada pela Estandarte Compahia de Teatro, O Pescador Mentiroso é uma peça cênico-musical baseada na devoção a São Benedito a partir de histórias contadas pelo falecido pescador capixaba, Mané Bode. O monólogo presta homenagem aos Ticumbis e Bandas de Congo do Espírito Santo, demonstrando a simplicidade dos povos à beira-mar, sua fé e devoção aos santos. A apresentação é apenas uma das etapas de um projeto maior: Devotos, que tem por objetivo mapear, pesquisar e investigar a natureza e os fundamentos da devoção a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.
 
Até o início de 2015 a apresentação irá passar por dez cidades, sendo seis em Minas Gerais – Alvinópolis, Belo Horizonte, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Miguel do Anta, Ponte Nova e Ouro Preto – e quatro no Espirito Santo – Conceição da Barra, São Mateus, Vitória e Serra, que recebe a peça no próximo dia 5, às 20h, no Adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Serra-Sede.
 
Com a finalidade de coletar depoimentos e histórias que demonstram a devoção dos fiéis, Devotos ainda realizará uma série de bate-papos e entrevistas com lideranças e personagens de cada uma das manifestações religiosas das comunidades onde estão inseridas, procurando identificar qual a relação que possuem com seus santos de devoção e o que são capazes de realizar pela interseção deles. Na Serra, o projeto prossegue com a etapa de entrevistas no próximo dia 26, quando acontece a tradicional puxada e imbicada de mastro.
 
 
A realização do espetáculo e o uso da linguagem das artes cênicas como instrumento de diálogo com a devoção dos fiéis se dá durante os ciclos de festas em homenagem a São Benedito e a Nossa Senhora do Rosário, festividades estas representadas pelas Bandas de Congo e Ticumbis, no Espírito Santo e pelo Congado, em Minas Gerais. 
 
Didito Camilo, integrante da Estandarte Cia. de Teatro, aponta que a linguagem cênica representa mais do que um meio para chegar às pessoas. “É um bater à porta, que resume um dos objetivos da pesquisa: a troca de saberes. Vale lembrar que das Missões Jesuíticas, até as Cavalhadas, o Alardo, o Congado e o Ticumbi, as artes cênicas no Brasil estão profundamente ligadas à história da religião. Assim, a turnê do espetáculo O Pescador Mentiroso representa uma excelente maneira de chegar às pessoas que serão entrevistadas”, comenta ele. 
 
 
Serviço
 
A peça O Pescador Mentiroso, da Estandarte Cia. De Teatro, terá apresentação no próximo dia 5, às 21h, no  Adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição – Praça Barbosa Leão, 1 – Serra-Sede. A entrada é gratuita. 
 

Mais Lidas