Devotada Juliette, romance que marca a estreia literária da médica capixaba Patrícia Deps, acompanha a protagonista Rebeca Goldstein em sua jornada para se tornar escritora. Médica, assim como a autora, a personagem viaja até o Velho Continente movida por suas aspirações literárias em busca de boas histórias e de inspiração para escrever um livro.
Após uma breve passagem pela Ilha da Madeira, em Portugal, com um grupo de amigas, Rebeca parte sozinha com destino a Paris, onde encontra a liberdade necessária para dedicar-se de corpo e alma ao seu propósito e onde também faz surpreendentes descobertas.
O romance será lançado na próxima quinta-feira (9), na Carnielli Cafeteria, em Vitória. Patrícia Deps afirma que Devotada Juliette é um livro que desperta reações variadas no leitor. “As mais comuns, que já percebi entre os primeiros leitores, são a simpatia pela protagonista e pelos personagens e a reflexão quanto à importância da amizade, da realização dos sonhos, da independência feminina.”
Por quase uma década, a ideia de escrever ficção perseguiu a autora, mas foi pouco antes de uma viagem, em abril deste ano (como narra em Devotada Juliette), que o projeto para o livro começou a tomar forma. “A ideia sobre o relacionamento da protagonista com o escritor Victor Hugo ocorreu quando eu passava pela Catedral de Notre-Dame, da mesma forma como acontece com a Rebeca, no livro”, diz Patrícia.
Devotada Juliette levou pouquíssimo tempo para ser escrito. Em aproximadamente duas semanas, durante a viagem de férias em abril de 2017, Patrícia Deps escreveu o livro. Quando retornou de Paris, o romance estava praticamente concluído.
Serviço
Patrícia Deps lança Devotada Juliette na próxima quinta-feira (9), a partir das 18h30, na Carnielli Cafeteria, no Hortomercado. Rua Licínio dos Santos Conte, 51, Enseada do Suá, Vitória. Quanto: R$ 70 (edição capa dura de luxo).