domingo, novembro 17, 2024
23.8 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Docca Loureiro assume presidência do Conselho de Cultura de Vila Velha

A partir das 19h desta segunda-feira (26), o Conselho Municipal de Cultura de Vila Velha tira da presidência o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Anderson de Oliveira Almeida, para empossar pela primeira vez um representante da sociedade civil e da classe artística, o artista Docca Loureiro. A posse será realizada durante a 32ª Reunião Ordinária do Conselho, na Academia de Letras de Vila Velha, na Prainha. A participação é livre. 
 
De acordo com Docca Loureiro, no estatuto do Conselho estava determinado que o presidente do Conselho deveria ser sempre o secretário de Cultura do município. Mas durante um processo com várias reuniões do Conselho, representantes da classe artística e da sociedade civil conseguiram modificar essa determinação. “Conseguimos mudar o Estatuto e a lei que determinava isso, dando o voto aos conselheiros para elegerem o presidente.  Essa proposta já vem de muito tempo, de anos até, mas nem sempre tivemos apoio suficiente”, declara Loureiro. 
 
Essa é a primeira vez que o segmento artístico que tem representação tão direta dentro do Conselho. Para alcançar esse feito, Loureiro conta que foi preciso a militância e a persistência de representantes da cultura de Vila Velha. “Tivemos todo um processo de luta. Agora o que se pode fazer é continuar para que todos os anseios da classe sejam escutados, além de respeitar o artista, entender que ele é um gerador de renda que está inserido no mercado de trabalho e precisa ser ouvido e amparado” acrescentou.
 
Docca Loureiro é ator de teatro, com ênfase no teatro infantil, em que atua, dirige e escreve peças. Também é jornalista, atuando como assessor de imprensa de projetos culturais. Ele milita na área da cultura há cerca de 30 anos em ações como a formação de entidades, a exemplo da  Federação Capixaba de Teatro (Fecate); e o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Espírito Santo (Sated-ES), entre outros. Docca também trabalhou no Núcleo Integrado de Artes Cênicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O ator tem 50 anos e mora em Vila Velha há 40.
 
Com mandato até abril de 2016, o novo presidente afirma que insistirá na aplicação do Plano Municipal de Cultura para que ele possa dar mais abrangência a atuação do artista, na tentativa de incluir não só quem mora em Vila Velha, mas artistas de todo o Estado. Ele ainda afirma que sua gestão prezará por parcerias com as Secretarias e os órgãos públicos.  
 
Os Conselhos
 
Os Conselhos de Cultura dos municípios do Estado são compostos  por representantes do poder público e da sociedade civil. O objetivo desses conselhos é funcionar como um órgão normativo e consultivo da política cultural de cada município, sendo os Conselhos parte da estrutura que forma as Secretarias Municipais de Cultura. Dessa forma, os secretários de cultura dos municípios que possuem Conselhos de Cultura são, quase que automaticamente, empossados também como presidentes de tais conselhos –  na Grande Vitória é assim o funcionamento.
 
Serviço
 
Docca Loureiro, novo presidente do Conselho Municipal de Cultura de Vila Velha, será empossado nesta segunda-feira (26). 

Mais Lidas