A obesidade infantil já se tornou uma epidemia. A falta de informação dos pais e os apelos publicitários são algumas das causas apontadas pelo filme Muito Além do Peso para os maus hábitos alimentares das crianças. O documentário tem pré-estreia nesta quinta (29) no Cine Metropolis e entra em cartaz a partir desta sexta-feira (30).
A diretora Estella Rener estuda o caso principalmente em território brasileiro, onde um terço das crianças está acima do peso e já apresentam doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e depressão.
A diretora se vale de depoimentos de pais, especialistas em saúde, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos para montar seu filme.
Além das consequências da obesidade infantil, o filme também analisa as origens econômicas e sociais do problema que acomete crianças do mundo todo. As grandes empresas de alimentos e bebidas não são poupadas, aqueles que infligem leis e omitem informações do consumidor tem os nomes citados e condenados.
Muito Além do Peso adota um caráter didático para tratar da obesidade infantil, mostrando latas de refrigerantes ou pacotes de salgadinhos com o equivalente em açúcar e sal.
O documentário é um grande alerta para pais e professores, incentivando-os a interferir na alimentação das crianças.
Serviço
Muito Além do Peso (Brasil, 2012, 84 minutos, Livre)
Cine Metrópolis: Sexta a domingo 16h30 e 19h30.