“Se todos os direitos são universais, a internet, que é uma ferramenta para o exercício de muitos direitos, também deve ser de acesso universal”. Essa é a apresentação de um dos entrevistados do documentário Freenet, lançado recentemente e que coloca em discussão uma demanda contemporânea da sociedade, a internet livre.
Freenet (na tradução livre, internet livre), parte da ideia de que o acesso das pessoas à internet deve ser um direito oferecido pelas autoridades como qualquer outro direito. E para além dessa discussão, o documentário joga também para debates à liberdade de cada usuário em suas conexões em rede, questionando até que ponto o homem é livre na internet para acessar conteúdos e também se expressar.
Ativistas e especialistas da área, como Lawrence Lessig, Sérgio Amadeu da Silveira e Edward Snowden, entre outros, são convidados neste documentário para apresentarem seus pontos de vista acerca do futuro da liberdade na internet. Juntos, eles levantam questões pertinentes sobre a privacidade na rede mundial de computadores, e as liberdades de acesso e compartilhamento de conteúdo, apresentando realidades diferentes sobre a democratização do acesso à internet em países como o Quênia, a Índia, os Estados Unidos, a China, o Uruguai e até o próprio Brasil.
Diante das recentes discussões em território nacional sobre a internet, sua democratização e a atual suspensão da limitação do consumo de dados de internet pelas operadoras, o Cine Metrópolis, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, promove uma sessão gratuita do documentário Freenet na próxima terça-feira (24), às 20h.
A sessão contará ainda com um debate ao final da exibição do documentário. O convidado para a iniciar uma conversa com o público é o professor Fábio Gouveia, coordenador do Laboratório de estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da Ufes. A sessão inclusive integra a programação do IX Encontro da ANDHEP – 2016 Direitos Humanos, Sustentabilidade, Comunidades Tradicionais e Circulação Global, que se inicia nesta segunda-feira (23), no campus.
Serviço
A exibição do documentário Freenet, seguida de discussão com Fábio Gouveia, será realizada na próxima terça-feira (24), às 20h, no Cine Metrópolis – Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória. A entrada é livre.