Antecipando o Dia da Consciência Negra, o Cineclube Central fará uma sessão comemorativa com curtas temáticos, dança de rua do grupo Vila Velha Foça Break e a exibição do documentário Imprensados – a luta pelo território quilombola do Sapê do Norte, com a participação dos diretores Tião Xará e Ariel Lacruz. Essa sessão especial, organizada pelo Cineclube Central, será realizada nessa quinta-feira (13), às 20h, na Academia de Letras de Vila Velha.
O documentário Imprensados foi a forma que encontramos para dar voz as comunidades quilombolas que vivem na região do Sapê do Norte e que eles pudessem denunciar as condições em que vivem e as diversas situações que enfrentam para viver na terra que é deles por direito”, explica Tião Xará.
Entre essas situações, Tião destaca a grilagem de terras que eram ocupadas tradicionalmente por Quilombolas em São Mateus e Conceição da Barra e que hoje formam o Deserto Verde, a monocultura do eucalipto para a produção da Aracruz Celulose, atual Fibria.
O diretor também conta que o resultado deste processo foi a intimidação e a expulsão de centenas de famílias para a periferia, principalmente de São Mateus, onde passaram a viver em condições precárias. Aqueles que resistiram e permaneceram no Sapê do Norte sofrem com a deterioração da qualidade das águas, além do que deu título ao documentário, uma vez que as extensas plantações do Deserto Verde da Aracruz deixaram as comunidade imprensadas.
Tião destaca o depoimento do pesquisador Jô Brandão que, apesar de ser a única pessoa que não é do Sapê do Norte, sempre esteve ao lado dos quilombolas. “As falas dele fizeram reflexões importantes, conectando às dos moradores das comunidades do Sapê. Creio que este é um ponto muito interessante no filme”, comenta Tião.
O documentário foi finalizado em 2013 com recursos do Fundo Estadual de Cultura para a finalização, que permitiu que o filme também tivesse legendas em espanhol, francês e inglês. A tradução das entrevistas facilitou a distribuição do filme que está sendo exibido em ouros países, dando visibilidade à luta dos quilbombolas do Sapê do Norte.
Sapê do Norte
A região onde está o Sapê do Norte é composta por 39 comunidades quilombolas localizadas nos municípios de São Mateus e Conceição da Barra, e até a década de 1970 abrigava 12 mil famílias que moravam em áreas rurais. A Comissão Quilombola do Sapê do Norte, com apoio de entidades e pesquisadores, cadastrou recentemente cerca de 1.500 famílias que ainda resistem na região, apesar das inúmeras dificuldades que enfrentam.
Serviço
A exibição do documentário Imprensados será nesta quinta-feira (13), às 20h, na Academia de Letras de Vila Velha. Rua 23 de maio, nº 83, Prainha – Vila Velha. A entrada é gratuita.