Na Grande Vitória, uma das prefeituras que menos se movimentam em prol de políticas culturais é a do município da Serra. Além de praticamente resumir a gestão cultural a eventos pontuais oferecidos à população, e também na Lei Chico Prego de incentivo à cultura, a prefeitura seguiu durante muito tempo adiando demandas dos artistas locais que pedem pela construção de um teatro municipal e mudanças nas políticas voltadas ao setor.
Em meio a esse cenário cultural parado na Serra, os artistas do município conseguiram se reunir com o prefeito Audifax Barcelos (PSB), para conversar sobre a possibilidade de construção do teatro municipal e receber respostas de demandas que também já foram levantadas há algum tempo.
A reunião teve presença de 27 artistas de entidades culturais com sede no município e foi solicitada pelo Conselho Municipal de Cultura da Serra, que há mais de dois anos já propõe discussões em audiências públicas sobre as propostas de mudança na política cultural da Serra.
No encontro, o projeto de construção de um Teatro Público Municipal foi recusado, já que a prefeitura alega não ter planos para tal, mas propôs a construção de um teatro do Sesc, com gerência compartilhada da administração municipal. A proposta foi bem recebida por quem esteve na reunião. Aufifax ainda garantiu que neste complexo será feito uma escola de tempo integral, com 50% de vagas gratuitas para os moradores da Serra.
Outra demanda apresentada foi a criação de uma secretária dentro da prefeitura, exclusivamente voltada à cultura, já que hoje o segmento está inserido na Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. O prefeito, no entanto, não acatou a demanda.
As outras reivindicações dos artistas se inseriram nas questões sobre reformulação das políticas culturais da Serra, como a contratação de artistas locais para ocupação de espaços culturais; a contratação de profissionais da cultura; reestruturação do modelo de gestão de promoção das políticas públicas da área, além da destinação de um espaço para atendimento da Lei Chico Prego, entre outros pontos.
A partir de agora, o Conselho Municipal de Cultura da Serra aguarda reunião para o mês de agosto, com a finalidade de acompanhar o andamento das promessas apresentadas pelo prefeito.
Lei Chico Prego 2015
A Prefeitura da Serra já abriu inscrições para o recebimento de projetos culturais. Neste ano, os projetos podem abranger as áreas de literatura, música, dança, teatro, circo, ópera, cinema, fotografia, vídeo, artes plásticas, gráficas e filatélicas, folclore, capoeira e artesanato, oficinas de formação profissional e de plateia. Todos os projetos poderão ser inscritos até o dia 21 de agosto. A publicação do resultado final será feita até o dia 31 de dezembro deste ano. Mais informações no site da Prefeitura.