O local de realização da 23º edição do Festival de Cinema de Vitória ainda será divulgado, mas enquanto isso o público já pode dar uma olhada na programação, divulgada nesse domingo (25), que traz muitos curtas e novidades. Já é possível notar que o Festival deste ano abre espaço para a diversidade, estreando as mostras Mulheres no Cinema e Cinema e Negritude.
Vale destacar que nas últimas edições o evento já apresentava, e continuará apresentando, uma mostra que destacava a diversidade sexual, é a Mostra Quatro Estações, que agora seguirá nessa 'ala' de diversidades com a já citada Mulheres no Cinema – que enfatiza a produção audiovisual feita por mulheres, e apresentará uma sessão voltada para a abordagem das questões de gênero – e a Mostra Cinema e Negritude, com apresentações de cinco filmes de diretores negros e que têm enfoque nas questões étnico-racial.
Uma das medidas para que o festival abrangesse mais mostras de temáticas políticas e sociais de grande importância foi a abertura do corpo de avaliação das obras para mais vozes. Além do diretor e produtor Juliano Salgado; do professor universitário e pesquisador Erly Vieira Jr; e do jornalista e crítico de cinema Rodrigo Fonseca; houve a participação da produtora e professora universitária Sáskia Sá; e da programadora audiovisual Rosemeri Barbosa.
O evento também anuncia para esta edição a Mostra Retrospectiva 100 Anos da Animação Brasileira e o Viradão Novo Cinema de Horror – uma sessão que vai virar uma das madrugadas do Festival. Haverá ainda a exibição, em caráter não competitivo, do novo curta de Rodrigo de Oliveira, Eclipse Solar; e do longa Os Incontestáveis, de Alexandre Serafini.
Para chegar a esse recorte de obras audiovisuais, o festival recebeu mais de 700 filmes de todos os tipos e gêneros, vindos de todas as regiões do Brasil. A programação com mais detalhes, não só sobre os filmes e curtas, mas sobre os convidados e homenageados, assim como o local, serão divulgadas até outubro – o que se pode adiantar é que um dos homenageados é o artista Marcos Konká (foto ao lado), muito presente e ativo nas artes cênicas do Grande Vitória.
Acompanhe as atividades do Festival em rede social
Serviço
O 23º Festival de Cinema de Vitória tem realização de 14 a 19 de novembro em local que ainda será definido. A entrada é livre.