“Vai ser uma festa simples, ocupando a rua, como sempre fazemos. Terá show com os músicos Edivan Freitas e Jonias Feli, uma feira de livros da editora com preço especial e a entrega do Prêmio Tartaruga”, antecipa o escritor e editor Saulo Ribeiro, à frente da Cousa desde o princípio.
O Prêmio Tartatura é um misto de brincadeira e homenagem aos autores de alguma forma ligados à editora, já tendo sido publicados ou não pela Cousa. Entre os “indicados” então aqueles que anunciaram a conclusão de obras que ainda não foram para o prelo e também os que, embora escrevam bem, ainda não tiveram nenhum livro publicado.
“A curadoria é minha e da Brunella Brunello [escritora]. Eu estou indicado também, pois estou dando por finalizado meu romance [Os Incontestáveis] há três anos e até agora não publiquei”, diz Saulo. A “estatueta” foi desenvolvida em impressora 3D por Gilmar de Souza Tulli, proprietário da Tulli Cópias, que também funciona no Centro. “É engraçado porque não dá para saber ao certo se ele colocou ali uma tartaruga ou um jabuti”, completa.
A Cousa é uma das principais editoras de livros em atividade no Espírito Santo, com mais de 120 obras publicadas ao longo de sua trajetória de trabalho. Tem a maior parte de seu catálogo dedicado à literatura produzida em terras capixabas, difundindo autores já consagrados e estreantes, com publicações já indicadas para o vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), além de constar em bibliografias de programas de pesquisa em diversas instituições de ensino no Brasil e no exterior.
Apesar do foco em literatura local, também lança autores de outros estados, atuando em intenso intercâmbio com outras pequenas editoras e ações literárias, principalmente na Bahia, em Minas Gerais e em São Paulo. Escritores de outros países também compõem o catálogo da editora que, além da produção de livros físicos, confecciona obras também em formato digital.
Serviço – Cousa 8 Anos
Show com Edivan Freitas e Jonias Feli, chope Brüder, cafés especiais, feira de livro e entrega do Prêmio Tartaruga
Quando: quinta-feira, 19 de outubro, às 19 horas
Onde: Cousa Bar Café, Rua Sete de Setembro, 415, Centro de Vitória
O evento é aberto ao público