Relativamente novo na cena cineclubista de Vitória, o cineclube El Caracol foi criado no final de 2014 e já realizou diversas sessões que se relacionam com sociedade, cultura e juventude. Sua atuação não se restringe a lugares fixos, dessa forma já passou por São Pedro, Jucutuquara, Itararé, Cariacica e agora será realizado na Mata da Praia, em Vitoria, com a sessão Nove Rainhas, na próxima segunda-feira (23), às 19h30, com participação livre.
Associado à Casa América Latina Liberdade e Solidariedade (CALLES) – organização voltada para a integração latino-americana – o El Caracol apresenta filmes voltados à difusão do cinema latino-americano. Em seus meses de existência, o cineclube já exibiu filmes como Besouro, nacional; o hispano-boliviano También la Lluvia; o chileno Machuca; Depois de Lúcia, uma coprodução México/França; entre outros. Juntas, as questões abordadas passearam pelo bullying violência contra a mulher, religiões afrodescendentes; questões indígenas e chegarão a desonestidade e as diferentes formas de se corromper, a partir da exibição do filme Nove Rainhas.
Em Nove Rainhas, produzido no ano de 2000, a trama apresenta Marcos, interpretado pelo aclamado ator Ricardo Darín, e Juan, vivido por Gaston Pauls, dois golpistas mal-sucedidos que se conhecem numa madrugada logo depois de um golpe uma loja de conveniência. Diante das ambições parecidas, eles entram juntos em uma negociação milionária. A parceria envolve vender uma série falsificada de selos raríssimos conhecidos como as Nove Rainhas. Um dos alvos do golpe é um milionário espanhol que deixará a cidade na manhã seguinte, por isso mesmo o negócio deve ser feito o mais rápido possível.
Dessa forma, enquanto o veterano Marcos precisa ensinar o inexperiente Juan sobre os segredos do ofício, eles encontram a cada passo outros ladrões e farsantes, num espaço onde ninguém está livre de sua parcela de corrupção. Cada revelação parece esconder uma mentira, cada promessa encobre outro golpe. E assim as situações apenas se complicam.
O filme, considerado um grande representante do novo cinema argentino, na época de lançamento foi indicado a 28 prêmios em diversos festivais, faturando 21 deles. Também foi exibido em grande eventos como o Festival de Telluride, dos Estados Unidos; o Festival Internacional de Cinema de Toronto, do Canadá; o Medellín de Película, da Colômbia; entre muitos outros. Seu sucesso foi tamanho que, em 2004, seu roteiro foi adaptado para o filme Criminal, de Gregory Jacobs.
Serviço
A exibição do filme Nove Rainhas, promovido pelo cineclube El Caracol, será realizada na próxima segunda-feira (23), às 19h30, no restaurante argentino La Dolina – avenida Carlos Gomes Sá, 730, Mata da Praia, Vitória. A participação é livre.