domingo, novembro 17, 2024
23.8 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Elementos da Cultura Afro-brasileira em debate na pesquisa de Tatiana Rosa

Neste sábado (17) o auditório do Museu de Artes do Espírito Santo (Maes), no Centro de Vitória, recebe a artista, educadora e pesquisadora Tatiana Rosa. O encontro, que começa às 14h, integra as ações educativas da exposição Tentativas de esgotar um lugar. Em formato de roda de conversa, o tema Elementos da Cultura Afro-brasileira será discutido com o público, baseando-se na proposta Adaptação | Margens de Ti ,de Charlene Bicalho, artista que integra uma das seis instalações da mostra em cartaz no espaço. A entrada é aberta ao público.  
 
Atenta à invisibilidade a que estão submetidas muitas das questões ligadas à história da escravidão no Brasil, sobretudo suas mutações e sobrevivências no tempo presente, Charlene Bicalho tem investigado o tema sob a perspectiva de sua própria condição de mulher negra. Por mechas de cabelo que recolhe das pessoas, espelhos e fotografias de sua infância, e articulando vestígios identitários e elementos de matriz cultural africana, a artista reflete sobre uma narrativa que se desenrola tanto em sua própria pele quanto também integra uma longa história de exploração de um segmento étnico e social no país, desde sua invenção.  
 
Em cartaz até o dia 29 de novembro no Maes, a exposição Tentativas de esgotar um lugar, sob a curadoria do historiador de arte Júlio Martins, reúne o trabalho de seis artistas capixabas, selecionados no Edital de Bolsa Ateliê da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A visitação é aberta de terça a sexta das 10h às 18h; e sábados, domingos e feriados das 10h às 17h. A entrada é franca. 
 
Maes disponibiliza videoguias em Libras para surdos nas salas expositivas do museu. 
 
Serviço
 
A Roda de Conversa Elementos da Cultura Afro-brasileira, com Tatiana Rosa, será neste sábado (17), às 14h, no auditório do Maes – avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória. A entrada é livre. 

Mais Lidas