Todo mundo associa o amor ao carinho e ao aconchego. Mas e quando esse sentimento se torna sinônimo de agressão física e psicológica? É sobre essas relações de violência conjugal que trata o documentário Em Fim, Sós, de Simone Alvim, Gustavo Forti Leitão e Rubens Passaro, que será lançado nesta quarta-feira (30), em três sessões – às 17h, 18h e 19h – na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, no prédio Lídio de Souza, com participação livre.
Segundo Simone, o desejo de abordar o tema em um filme existe desde a graduação, mas tomou forma durante o doutorado, período em que estabeleceu a parceria com os outros dois diretores. O projeto intercala depoimentos de pessoas que passaram por situações de abuso e especialistas em serviços de assistência e segurança. “O objetivo era comunicar essas ideias numa linguagem audiovisual”, explicou.
Uma das maiores dificuldades para realização do projeto foi reunir as pessoas que contaram suas histórias. “São questões muito íntimas de cada um. Colocar o rosto no vídeo é uma exposição forte. Muitas se negaram. Visitamos alguns serviço, que também não permitiram que seus usuários se expusessem”, explicou Simone, que teve o cuidado de não revelar a identidade de dois dos participantes.
Para a diretora, um dos destaques do filme é a coragem dos entrevistados em abrir o coração para contar suas histórias. “O que mais me chamou a atenção nas gravações foi a emoção das pessoas ao relatarem suas experiências. Algumas entrevistas foram bem pesadas. As pessoas no ambiente se emocionaram”.
Ao final de cada sessão acontece uma conversa entre o público e os diretores. “A proposta é bater um papo sobre a experiência de produção do filme e criar um espaço de reflexão sobre os temas que surgiram no filme”, fala Simone Alvim.
Serviço
O lançamento do filme Em Fim, Sós, de Simone Alvim, Gustavo Forti Leitão e Rubens Passaro, será realizado nessa quarta-feira (30), em três sessões: às 17h, 18h e 19h. As exibições serão no prédio Lídio de Souza, Programa de Pós-graduação em Psicologia, da Ufes – avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória. A participação é livre.