domingo, novembro 17, 2024
22.1 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Encontro da Rede de Leitura Inclusiva ocupa o Mucane nesta segunda-feira

Com o objetivo de potencializar e democratizar ações voltadas para a leitura inclusiva, acontece na próxima segunda-feira (11), das 14h às 16h, no Museu Capixaba do Negro, o Mucane, o Encontro da Rede de Leitura Inclusiva do Espírito Santo.
 
A atividade é aberta ao público e as inscrições poderão ser feitas por meio de formulário ou no próprio dia do evento. O Encontro da Rede de Leitura Inclusiva é coordenado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, em parceria com a Sociedade Civil e o Poder Público e é realizada em diversas cidades brasileiras.
 
Voluntários da Rede de Leitura Inclusiva se reunirão para debater o cenário inclusivo, a partir da leitura. Além disso, o Grupo de Trabalho (GT) elegerá dois nomes de representantes capixabas para o 1º Encontro Nacional da Rede de Leitura Inclusiva, entre 14 e 16 de junho deste ano, em São Paulo.
 
A Leitura Inclusiva
 
O objetivo principal da leitura inclusiva é tornar a leitura acessível a todas as pessoas. Nesse caso, de maneira particular, para as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, surdez, entre outras, por meio de diferentes estratégias, metodologias e recursos de tecnologia assistiva. Como exemplo, os livros em Braille e os áudio books, mecanismos que facilitam e aproximam a literatura de quem não enxerga.
 
A intenção do projeto Rede de Leitura Inclusiva é mobilizar e estreitar o relacionamento entre educadores, mediadores de leitura, governos, agentes de bibliotecas e de organizações sociais para disseminar a leitura inclusiva pelo Brasil e aproximar a pessoa com deficiência do mundo da leitura.
 
Serviço
 
O Encontro da Rede de Leitura Inclusiva do Espírito Santo será realizado na próxima segunda-feira (11), das 14h às 16h, no Museu Capixaba do Negro – avenida República, 121, Centro de Vitória. A participação é livre. 

Mais Lidas