O Encontro das Pretas surgiu de um sonho antigo de Priscila Gama em reunir mulheres negras para um momento de troca de experiências sobre beleza, cultura, moda e vivência negra. Inicialmente, ela pretendia algo pequeno, mas, ao juntar-se à Clarissa Rody, do Spa dos Cachos, ambas conseguiram planejar e estruturar um evento para 400 mulheres negras com atividades ao longo de um dia inteiro no Clube de Pesca, em Santo Antônio, Vitória.
O evento será realizado no próximo domingo (5), das 8h30 às 17h30, separado em dois ambientes: dentro do Clube de Pesca serão realizadas palestras, workshops, oficinas e feiras. Essa ala terá o limite de 400 pessoas. Para participar é preciso fazer um cadastro pela internet.
Já anexo ao Clube haverá a Feira das Pretas, das 9h às 21h, que colocará à venda produtos e utensílios voltados ao público negro, mas aberto a todos as pessoas. Aliás, Priscila confirma que o Encontro das Pretas é voltado sim para a mulher negra, dessa forma toda a programação se direciona a esse público, mas qualquer pessoas interessada na temática pode participar livremente. O Encontro das Pretas é gratuito.
“O Encontro é um evento de empoderamento para que a mulher negra possa apropriar-se de sua estética e cultura, não gostamos da ideia de dizer que a mulher negra precisa aceitar-se, na verdade ela precisa apropriar-se mesmo, ocupando o espaço no mundo que temos direito”, detalha Priscila sobre o principal mote que fez com que o evento fosse estruturado. Ela também frisa que as temáticas de todas as atividades do evento prezam por abranger a mulher negra como um todo, desde às cacheadas, as crespas e as que usam cabelos lisos, todas as negras e suas formas de apresentar-se à sociedade.
Priscila é blogueira do site Ziriguidum, que aborda beleza, moda e cultura negra – a única blogueira negra do Estado. “Quando vi que eu era a única blogueira negra daqui, que escreve para as negras, senti que eu precisava me posicionar quanto a isso, as pessoas inclusive me cobravam. Quando me posicionei comecei a perceber que são tão poucos os eventos voltados ao público negro e, assim, fui alimentando essa ideia de realizar um encontro”, explicou.
Além de expositores locais e de outros Estados, o Encontro das Pretas conta com a articulação colaborativa de diversas pessoas e grupos. De acordo com Priscila, tudo foi montado de forma independente, com parcerias e apoio. Não há de fato o patrocínio público, até pelo caráter político do evento, de ser independente e sem vinculações.
A programação inclui palestras de conscientização; workshops de tranças, turbantaria e penteados; cuidados com a pele e com os cabelos e maquiagem. Além de oficina com o coletivo nacional Meninas Black Power que discutirá a ancestralidade negra. Já na feira de exposição serão colocados à venda produtos relacionados à moda, beleza, cultura e culinária de empresas de empreendedores negros ou com produtos voltados à identidade afrodescendente, para todos os sexos e idades.
Serviço
A primeira edição do Encontro das Pretas será realizada no próximo domingo (5), das 8h30 às 17h30, no Clube de Pesca – Av. Dário Lourenço de Souza, 1345, Santo Antônio, Vitória. A entrada é livre para os cadastrados.
– A Feira das Pretas será aberta ao público, também com entrada gratuita, das 9h às 21hs, no anexo do Clube de Pesca.