segunda-feira, novembro 18, 2024
21.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

‘Encontro Internacional de Capoeira’ promove intercâmbio entre alunos e mestres

 
Foi realizado no último final de semana, entre os dias 27 e 30, a sétima edição do Encontro Internacional de Capoeira – evento organizado pelo grupo Acapoeira, do Mestre Capixaba.  O encontro celebrou a cultura da capoeira, promoveu intercâmbios entre capoeirista e mestres vindo de diversos Estados e até de fora do país. Nos quatro dias de programação foram realizadas atividades como a formatura dos alunos, a homenagem ao Mestre Hélio Tabosa, apresentação de congo e o Festival de Cantigas, atividade inédita desse ano. 
 
Esse foi o primeiro ano que o Encontro foi feito em Vitória, no ginásio da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, em Bento Ferreira. Sobre isso, Mestre Capixaba fez um breve balanço. De acordo com ele, o evento teve bastante movimentação, mas não tanto quanto nos aos anteriores – realizado em Itaúnas, em Conceição da Barra – pois a divugação do Encontro demorou e não obteve tanta repercussão na imprensa com antecedência. Apesar disso ele frisa ter ficado feliz com a realização em Vitória.  Aliás, a mudança de local se deu pelo fato de Mestre Capixaba residir atualmente na capital e, diante da rotina na cidade, resolveu trazer do evento para cá, onde ele diz ter também forte presença da capoeira.
 
Das novidades, o Festival de Cantigas foi um dos grandes destaques segundo Mestre Capixaba. “As músicas que nós cantamos são próprias, com detalhes regionais, então é preciso cultivar isso, renovar o repertório. É para isso que chega o Festival das Cantigas”. A primeira realização da atividade foi organizada pelo Mestre Toni Vargas, do grupo carioca Senzala, destacado cantor e compositor com repercussão internacional. Na atividade, Mestre Capixaba conta o que mais lhe chamou atenção. “Um garotinho de apenas 9 anos, chamado Falcão, apresentou várias músicas que ele mesmo compôs. É esse o incentivo e o objetivo do Festival”, lembrou. 
 
O Encontro Internacional de Capoeira ainda teve a participação do Mestre Tamanduá, do grupo Capoeira Brasil, outro conhecido cantor e compositor; além de alunos de diferentes localidades. Mestre Capixaba destaca que, pela primeira vez em mais de 40 anos na capoeira, esse foi o primeiro encontro em que o secretário de Esportes e Lazer, Valdir Klug, compareceu.
 
É estimado que mais de de 200 pessoas tenham passado pelo encontro e refletido a diversidade cultural da capoeira. Havia pessoas de diversas idades e vindas do Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí, Goiás, Alemanha e Canadá, entre outros localidades. 

Mais Lidas