Com o objetivo de incentivar e valorizar a produção da dança local, além de realizar intercâmbio entre grupos profissionais e amadores de dança; e situar o Estado no eixo cultural do segmento, será realizado entre esta sexta (10) e domingo (12), no Teatro Universitário, da Ufes, o Enesdança – Encontro Espírito Santo de Dança.
Nesta edição, o evento conta com a participação do grupo Alrdance (à esq.), formado por oito alunas das aulas da categoria infantil de balé oferecidas pelo projeto Circuito Cultural, na Grande São Pedro, que participa pela primeira vez do evento. As alunas foram escolhidas mediante alguns critérios de avaliação.
“A seleção foi feita a partir da aptidão física e da disponibilidade dos pais em levar as alunas em horários alternados para os ensaios”, explicou a professora e coreógrafa Aline Ribeiro.
O grupo irá apresentar a coreografia Nosso Caminho, de aproximadamente três minutos, dentro do estilo clássico livre. “A maior expectativa é a oportunidade de dar às alunas a possibilidade de se apresentar em um palco pela primeira vez. Talvez seja, para algumas delas, a única chance. Mais do que ver uma apresentação tecnicamente perfeita, acho importante criar a oportunidade deste momento especial”, acrescentou Aline.
A participação das alunas no Enesdança é vista como uma ocasião enriquecedora para as alunas e para o Circuito Cultural, que é um instrumento de promoção e acesso da comunidade aos bens culturais, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc).
O Enesdança acontece anualmente desde 1996, e proporciona oportunidades para novos talentos, troca de experiência, fortalecimento e divulgação da dança no Espírito Santo. Além de mostras de dança e concursos, o evento ainda realiza premiações e oferece workshops.
Serviço
O Enesdança se inicia nesta sexta (10) a partir das 19h; no sábado (11) a programação começa a partir das 13h30; e no domingo (12), as atividades começam às 15h, no Teatro Universitário – Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória. A participação é livre.